sábado, novembro 27, 2010

América-MG empata por 0 a 0 com a Ponte Preta e festeja retorno à elite

A história mostra, e os próprios torcedores sempre repetem, que há coisas que só acontecem com o América-MG. Na tarde deste sábado, quase que a frase encontra mais um motivo para ser usada. Favorito à conquista da vaga na elite do Campeonato Brasileiro da Série A, o Coelho por muito pouco não foi surpreendido pela Ponte Preta, em Campinas. O empate por 0 a 0 garantiu o acesso, mas não sem pitadas de drama.

Tudo porque a Portuguesa venceu o Sport, na Ilha do Retiro, por 2 a 1, e pôs em ameaça a vaga dos mineiros. Caso sofressem um gol da Ponte Preta, perderiam a partida e vaga para a Lusa na elite de 2011, que já contava com Coritiba, Figueirense e Bahia.

Mas o sofrimento, em determinadas situações, traz uma satisfação maior. E o Coelho, longe da Série A desde a distante temporada de 2001, não se importou com o sufoco e fez - após a partida - uma grande festa, dentro do gramado e na arquibancada do Moisés Lucarelli. A torcida americana, que era a maioria no estádio, vibrou como nunca com o retorno da equipe.

Agora, a diretoria do América-MG começa o planejamento para a temporada de 2011. Com mais recursos, a tendência é que o elenco seja reforçado para o Campeonato Mineiro, da Copa do Brasil e da Série A. Já a Ponte Preta, com 48 pontos, se manteve na Segunda Divisão, com uma 14ª colocação, e iniciará a preparação para a o Campeonato Paulista do ano que vem.

Drama mineiro e festa no fim

Para o América-MG, o empate já serviria. Assim, tentou impor um ritmo mais lento à partida, mas logo foi impedido pela Ponte Preta, que resolveu dar uma resposta à sua torcida, presente em número reduzido ao Moisés Lucarelli. A equipe campineira assustou em dois momentos e quase abriu o placar.

A situação do Coelho, que já estava difícil, tornou-se dramática. Na Ilha do Retito, a Portuguesa abria o placar diante do Sport. Assim, se a Ponte vencesse, o América-MG perderia a vaga. E quase os mineiros se complicaram ainda mais. Em um escanteio da esquerda, o volante Leandro Ferreira, na tentativa de tirar a bola para a linha de fundo, acertou o travessão do próprio time e quase marcou um gol contra.

Os mineiros tentaram sair para o jogo, mas encontraram muitas dificuldades, principalmente pela lentidão dos atacantes. Para apimentar ainda mais o confronto de Campinas, a Portuguesa fez 2 a 0. Mais molho para o segundo tempo.

Porém, a segunda etapa continuou idêntica à primeira. A Ponte Preta seguiu em cima do Coelho, levando perigo ao gol de Flávio e deixando o torcedor americano com o coração na boca. O empate era tudo o que o América-MG queria, mas a ameaça da Macaca era constante. A partida ficou aberta, e as chances de gol, de ambos os lados, se multiplicaram.

Os técnicos, tanto Mauro Fernandes, pelo América-MG, quanto Givanildo Oliveira, pela Ponte Preta, alteraram suas equipes, em busca de maior mobilidade ofensiva. Porém, o resultado sem gol insistia em permanecer. Bom para o Coelho, que conquistava o objetivo.

Enfim, a festa mineira foi enorme. O América-MG conquistou a chance de mais uma vez figurar entre os 20 melhores times do Brasil. O time demonstrou força, garra e determinação para superar os obstáculos encontrados durante a competição. Mas o resultado foi justo para um grupo modesto, mas com muita vontade de voltar ao grupo de protagonistas do futebol brasileiro.

0 comentários:

Postar um comentário