domingo, novembro 28, 2010

Verdão enfrenta Flu pressionado a repetir 'atuação' são-paulina


*
*
*
*
*

Futebol/Campeonato Brasileiro
Verdão enfrenta Flu pressionado a repetir 'atuação' são-paulina
Marcelo Belpiede e Gazeta Press São Paulo (SP)

A novela do domingo à tarde no Campeonato Brasileiro vai se repetir pelo segundo final de semana seguido justamente com o mesmo cenário e protagonista. Apenas o 'vilão' da trama será diferente. No primeiro capítulo, a torcida são-paulina comemorou um final feliz por seu time levar uma goleada do Fluminense na Arena Barueri e prejudicar o Corinthians na luta pelo título. No mesmo local, o time carioca espera aproveitar toda a pressão recebida pelo Palmeiras para facilitar uma derrota e lesar novamente o rival de Parque São Jorge. Aos torcedores do alviverde, a ideia é comemorar um "vale a pena ver de novo" dos acontecimentos da semana passada.

Outro fator que pode facilitar o Fluminense a terminar o Brasileirão como o ator principal é o abatimento do adversário deste domingo. O episódio anterior da vida palmeirense foi uma tragédia. Na Copa Sul-americana, uma eliminação surpreendente diante do Goiás, um clube rebaixado no torneio nacional. Na véspera da partida deste domingo, a torcida alviverde até protestou em frente à Academia de Futebol.

"É difícil respondermos sobre o nosso futuro no Campeonato Brasileiro. Nestas rodadas finais, não temos mais nada a fazer nesta competição, não podemos mais sair do décimo lugar", confirma o zagueiro Danilo.

Considerado ator principal em muitas vitórias do Palmeiras no segundo semestre, o meio-campista Marcos Assunção reconhece que será difícil interpretar um bom papel no domingo em função da desclassificação na Copa Sul-americana. "É doloroso perder, não queríamos perder. Precisamos descansar o corpo e a mente. É ruim. A eliminação está machucando e vai machucar mais", dramatiza o atleta.

A seleção de atores do Palmeiras no domingo está exclusivamente nas mãos do técnico Luiz Felipe Scolari. O elenco alviverde já conta com baixas antecipadas: o meia Valdívia (contundido), além dos zagueiros Fabrício e Gualberto e do meia Patrik (suspensos). Além deles, Edinho e Lincoln estão fora por ordem médica. Os outros nove titulares foram relacionados pelo treinador, que não confirmou a escalação. Com dores na coxa, Danilo depende de uma avaliação clínica momentos antes do confronto.

Do lado do Fluminense, a ordem é esquecer os problemas do Palmeiras e buscar sozinho um resultado positivo. O time das Laranjeiras depende apenas de sua interpretação para escrever o final feliz na temporada 2010. Com duas vitórias, o título do Campeonato Brasileiro estará garantido.

Justamente pelo fato de o Fluminense ser favorito que o técnico Muricy Ramalho prefere adotar a cautela. "A pessoa não pode se empolgar com as coisas e quem comanda precisa saber disso. Tenho experiência suficiente para não me empolgar. Demos um passo importante ao assumirmos a liderança, mas faltam dois jogos. Estamos contentes pela vaga na Libertadores, mas não podemos nos entusiasmar. Vai ser difícil até o final e pode ter surpresas. Em termos de futebol, a diferença entre o primeiro e o último colocado não é grande", afirma o treinador.

Responsável por comandar os espetáculos do Fluminense, Muricy Ramalho trabalha para manter os atletas longe de qualquer tipo de euforia. Além disso, ele admite a preocupação com o nervosismo dos jogadores por conta da proximidade do título. "É difícil cuidar dessa parte porque não sou psicólogo. Nessas situações, não só no futebol, mas também na vida, você tem que deixar o cara bem preparado. Não tem como não ficar nervoso, é uma coisa natural. Mas isso diminui nas pessoas que estão bem preparadas. Como técnico, tenho de encher os jogadores de informações. E foi o que fiz ao longo da semana", diz.

A propósito, o Fluminense tem a possibilidade até de antecipar o final da história do Brasileirão-2010. Além de ganhar do Palmeiras, o time carioca precisa de uma derrota do Corinthians contra o Vasco, no Pacaembu, e um empate do Cruzeiro com o Flamengo, em Volta Redonda (RJ). Os atores que trabalham nas Laranjeiras preferem se concentrar apenas em seu enredo. "Para nós, a derrota do Corinthians ou o tropeço do Cruzeiro só terá alguma utilidade se fizermos a nossa parte. Portanto, nossa prioridade é ganhar. Aí poderemos olhar os outros confrontos", explica o lateral direito Mariano.

Em Barueri, Muricy Ramalho pretende utilizar praticamente o mesmo conjunto de artistas que derrotou o São Paulo. A novidade pode ser Emerson, que está recuperado de um edema no tornozelo esquerdo. No último treino do clube, no sábado, Deco chegou a deixar o gramado mais cedo em função de dores na coxa direita, mas não deve ser problema para o compromisso.

FICHA TÉCNICA
PALMEIRAS x FLUMINENSE

Local: Arena Barueri, em Barueri (SP)
Data: 28 de novembro de 2010, domingo
Horário: 17 horas (de Brasília)
Árbitro: Wilton Pereira Sampaio (DF)
Assistentes: Marrubson Melo de Freitas e Cesar Augusto de Oliveira Vaz

PALMEIRAS: Deola; Vitor, Maurício Ramos, Leandro Amaro (Danilo) e Gabriel Silva; Pierre, Marcos Assunção, Márcio Araújo e Tinga; Luan e Kleber (Ewerthon)
Técnico: Luiz Felipe Scolari

FLUMINENSE: Ricardo Berna; Mariano, Gum, Leandro Euzébio e Carlinhos; Valencia, Diguinho, Deco e Conca; Emerson (Washington) e Fred.
Técnico: Muricy Ramalho.


Fonte:http://www.gazetaesportiva.net/noticia/2010/11/palmeiras/verdao-enfrenta-flu-pressionado-a-repetir-sao-paulina.html

0 comentários:

Postar um comentário