sexta-feira, dezembro 03, 2010

'Donos' da Europa, Deco e Belletti estão perto do primeiro Brasileirão

O Fluminense tem em seu elenco dois jogadores que podem levar para casa neste domingo, contra o Guarani, o primeiro título do Campeonato Brasileiro: Deco e Belletti. Os dois, no entanto, já conquistaram os principais torneios do mundo antes da chegada nas Laranjeiras, na metade desta temporada. E a lista é bem extensa.

O camisa 20, por exemplo, tem em seu currículo o bicampeonato da Liga dos Campeões (um com o Porto e um com o Barcelona), o tricampeonato português, bicampeonato espanhol e o bi da Copa da Inglaterra. Com a Seleção de Portugal, foi vice da Eurocopa. Belletti não fica muito atrás. No Brasil, o lateral conquistou três mineiros, dois paulistas e um Rio-São Paulo. Na Europa, com as camisas do Barcelona e do Chelsea, colocou na estante o Campeonato Espanhol (duas vezes), a Liga dos Campeões e o Campeonato Inglês. Com a Seleção Brasileira, ele foi campeão da Copa do Mundo de 2002.

Para Deco, que saiu do Brasil ainda pouco conhecido, levantar esta taça pelo Flu teria um sabor especial, diferente de tudo que viveu na carreira.

- Está nas nossas mãos. Vai ser bom. Fico feliz por ter participado e jogado. Tive o problema de lesão, mas, sem dúvida, ser campeão depois de tantos anos sem jogar no Brasil vai ser fantástico. É diferente de tudo que já vivi. Independentemente dos títulos que conquistei, esse tem um sabor especial - afirmou o meia.

O luso-brasileiro comemorou o fato de ter retornado ao país para jogar em um time tão forte e participar de um projeto vitorioso. Ele afirmou que conquistar o Brasileiro seria um sonho.

- Quando cheguei, o time estava bem. Estava naquela fase em primeiro com uma distância grande, mas faltava parte do campeonato. Lógico que, se estamos em um time de qualidade, a probabilidade de ser campeão é grande. Era um sonho. É bonito chegar ao Brasil e participar de um projeto que deu certo. Fico feliz.

Belletti também não vê a hora de colocar mais uma faixa no peito, ainda mais sendo um Brasileiro, competição que ele deseja conquistar desde a infância. O jogador não tem sido titular do time do técnico Muricy Ramalho.

- Ser campeão é sempre bom. É a melhor coisa do esporte. É a chance de provar que fizemos e fazemos bem o nosso trabalho. A competição é grande. Quem não gostaria de ser campeão brasileiro? Desde que eu ganhava os torneios de escola, quando era moleque, comemorava como comemorei a Champions League. É mais um título e que dá motivação para seguir jogando futebol - afirmou Belletti.

Imã de taças, o lateral-direito rejeitou o status de "iluminado". Ele considera que a receita para a conquista de títulos é muito trabalho, claro, aliado com a qualidade técnica dos atletas.

Iluminado não, futebol é trabalho. Não tem jeito. Se eu achasse que as coisas iam cair do céu, nada ia acontecer. Cheguei em um clube que sabia que ia brigar pelo título por conta do treinador que tem, por jogadores como Fred, Conca, Deco... Bastava trabalhar forte para ser campeão. Hoje sei que fiz a escolha certa.

Em alguns dos principais títulos que conquistaram por Barcelona e Chelsea, Deco e Belletti eram companheiros, como no bicampeonato espanhol (2005 e 2006) e na Liga dos Campeões de 2006. O lateral-direito disse que esta parceria vitoriosa ficará marcada na carreira de ambos.

- É uma das boas coincidências do futebol. Jogamos juntos muitos anos, sempre ganhando título. Ele fez mais jogos no Barcelona, eu fiz mais pelo Chelsea, agora aqui ele tem participado mais da campanha... O mais importante é ser campeão. Fica para nossa história que jogamos juntos e ganhamos título.

No Flu, Belletti não teve uma participação tão ativa quanto Deco, já que teve problemas físicos e também não conseguiu se firmar como titular. O lateral, no entanto, disse que não ficou desmotivado com a situação.

- Achei que ia jogar mais, mas o time está bem, embalou, e eu tive problemas nos tendões de Aquiles. Isso atrapalhou muito pelo ritmo que o futebol brasileiro exige. Nem por isso desanimo, sei que estou pronto para quando o Muricy precisar.

Belletti garante que ainda não passou pela sua cabeça que se repita a história da Liga dos Campeões, quando ele entrou na equipe do Barcelona e fez o gol do título.

- Não sonho com essas coisas. Só penso no grupo, em fazer parte do grupo campeão.

Se o Flu vai realmente ser campeão, só será possível saber no próximo domingo, após a partida contra o Guarani. Certo é que a equipe das Laranjeiras garantiu vaga na Libertadores de 2011. Uma experiência que Deco aguarda com ansiedade.

- É legal, uma experiência diferente. Pela organização e por tudo que mudou, a Libertadores ganhou uma dimensão maior aqui e lá fora. Vai ser bacana disputar uma competição como essa.

O Fluminense é o líder do Campeonato Brasileiro com 68 pontos.

0 comentários:

Postar um comentário