terça-feira, dezembro 14, 2010

Loco Abreu é idolatrado até por torcida rival


Loco Abreu em Montevidéu (Crédito: Dennis Nery)
Que Loco Abreu é o segundo maior atacante da História da seleção uruguaia, todos sabem. No entanto, a idolatria do jogador em seu país é fora do comum. A cavadinha do pênalti que classificou o Uruguai para a semifinal da Copa do Mundo fez isso aumentar ainda mais. Se seu compatriota Diego Forlán foi eleito o melhor jogador da competição, o atacante alvinegro foi o escolhido pela população de seu país como o mais querido do futebol local.
A campanha na África do Sul repercute até hoje no Uruguai. O jogo contra Gana é tratado como uma final e Loco Abreu, por ter decretado o ato final com sua famosa "picadita" (como é chamada a cavadinha pelos uruguaios), é o grande herói. Por isso, o jogador foi convidado para escrever o prefácio do livro "Yo estuve ahí" (Eu estive aí, emespanhol), do jornalista Alejandro Figueredo, que conta a saga da seleção na Copa.
O lançamento da obra foi realizado no Museu do Futebol, no Estádio Centenário. O evento estava vazio. Até o atacante Loco Abreu aparecer na porta. Daí, as pessoas começaram a se aglomerar e foram centenas de pedidos de fotos e autógrafos ao jogador.
Durante a apresentação, uma frase foi repetida por todos que tiveram uma participação no livro.
- Sebastián tem uma estrela tão grande que, mesmo com essa identificação com o Nacional, ele é adorado pelos torcedores do Peñarol, que é o maior rival. Nunca vi ninguém fazer isso. Só mesmo o Loco Abreu é capaz disso - afirmou o jornalista Nicolás Lanza.
Isso não acontece somente com os uruguaios. Alguns brasileiros se aproveitaram da presença do atacante no local para tirar fotos com ele: uma menina com a camisa do Grêmio e um rapaz com o uniforme do Palmeiras.
- Isso é muito legal. É bom estar de volta à sua terra e desfrutar de um carinho desse. Não tem como não curtir - finalizou Loco.

0 comentários:

Postar um comentário