segunda-feira, dezembro 06, 2010

Seleção do Brasileirão

SELEÇÃO DO BRASILEIRÃO

O campeão brasileiro só tem um jogador na seleção. Mas que jogador! Darío Conca, alma desse Fluminense vencedor, único do time a participar de todos os jogos. Ninguém melhor do que ele para representar o espírito guerreiro tricolor. Com média 6,36, ele se garantiu na equipe e foi beneficiado pelo esquema ofensivo do Armandão: são três meias e dois atacantes contemplados. O argentino comemorou o título e a ótima temporada que teve.

- Sem os companheiros, não teria nada. Ninguém consegue nada sozinho. Trabalhei muito, fui guerreiro, parti atrás do meu objetivo. E não me machuquei. Isso ajudou. Jogo para me divertir. Estava alegre e muito feliz no Fluminense. E a felicidade faz a gente jogar assim. O time tem estrelas, mas são todos humildes aqui - disse o craque.

O vice-campeão Cruzeiro também tem apenas um representante no timaço do Brasileirão, nada menos do que o grande campeão do Troféu. Brilhante desde que vestiu pela primeira vez a camisa celeste, Montillo se garantiu com sobras na seleção com a alta média 6,82 conquistada nos 23 jogos dos quais participou.

Na terceira posição após o fim do campeonato, o Corinthians contribui com dois nomes para a seleção. De volta ao Brasil depois de longo período na Europa, o lateral-esquerdo Roberto Carlos mostrou durante o Brasileirão que tem muita lenha para queimar. Trabalhando como líder do elenco ao lado de William e Ronaldo, Roberto ganhou a confiança de todos e terminou a competição com média 5,97. Elias, que está de saída para o Atlético de Madri, foi o melhor volante da temporada com média 6,07.

O Grêmio, quarto colocado, espera a definição da Copa Sul-Americana para saber se vai ou não à Taça Libertadores de 2011. No Brasileiro, dois nomes entraram no time, com trajetórias bem diferentes. Pela direita, Gabriel foi o melhor lateral com nota 6,19, altíssima para a posição. Ele chegou no meio do Brasileirão e desequilibrou uma disputa que vinha ferrenha entre Mariano, do Flu, e Fagner, do Vasco. Gabriel atropelou todos e é o dono do prêmio.

No gol, a disputa foi ainda mais acirrada. Fábio, do Cruzeiro, liderou sua posição no campeonato inteiro, chegando até a sonhar com a conquista geral do Troféu Armando Nogueira. Mas, nas rodadas finais, o gremista Victor cresceu e passou a ameaçar. O golpe final veio no último jogo. No Sul, Victor levou 8 na vitória sobre o Botafogo. Fábio ganhou apenas 4,5 no jogo com o Palmeiras. E, por um centésimo, o gremista venceu - 6,32 a 6,31.

O técnico também vem do Olímpico. Renato Gaúcho pegou uma equipe que vinha mal das pernas e se contentava apenas em fugir do rebaixamento. Ídolo máximo da torcida desde os tempos de jogador, Renato mudou o panorama e comandou uma reação sensacional da equipe, que foi a melhor de todas no segundo turno. A média 6,46 coroa um trabalho muito bem feito.

Ataque se completa

A habilidade de Neymar e o oportunismo de Ricardo Oliveira fizeram a diferença a favor de Santos e São Paulo, respectivamente. O prêmio veio ao final da competição. Mesmo com campanhas apenas intermediárias no Brasileirão, os dois clubes emplacaram seus atacantes na seleção do campeonato.

Vice-artilheiro do torneio, com 17 gols, Neymar arrancou no fim da temporada para o prêmio de melhor atacante: com média 6,35, ele superou todos os seus rivais. Já Ricardo Oliveira, com nota 6,23, foi beneficiado pelo baixo número de partidas: foram apenas 15, mas suficientes para fazê-lo concorrer no Armandão. Pelo São Paulo, ele fez sete gols no Brasileiro.

O Tricolor, aliás, também tem o zagueiro Alex Silva na seleção. Ele liderou com folga desde o início e foi decretado vencedor com nota 5,95. Seu companheiro de posição é Dedé, do Vasco, grande xodó da torcida cruzmaltina em 2010. Ele disputou ponto a ponto com Léo, do Cruzeiro, mas superou o adversário com o gol e a bela performance contra o Ceará, neste domingo.

Completa a seleção mais um gringo, que pode ser campeão mundial nas próximas semanas. D'Alessandro, do Internacional, foi fundamental na conquista da Libertadores e também brilhou nos poucos jogos em que apareceu pelo Brasileiro. Com 6,45, ele foi o vice-campeão do Troféu com apenas 20 jogos disputados.

0 comentários:

Postar um comentário