quinta-feira, fevereiro 24, 2011

Botafogo joga mal e acaba derrotado pelo River Plate-SE, em Aracaju

O Botafogo começou mal sua caminhada na Copa do Brasil. O time foi nesta quarta-feira ao estádio Batistão, em Aracaju, e após atuação ruim acabou surpreendido pelo River Plate, que pela primeira vez disputa a competição. Bebeto Oliveira fez, no fim da partida, o gol do triunfo do atual campeão sergipano por 1 a 0.

Com o resultado, o Alvinegro precisa vencer o rival no jogo de volta, dia 2 de março, no Engenhão, por pelo menos dois gols de vantagem para avançar à segunda fase. Se devolver o 1 a 0, a decisão vai para os pênaltis. Vitória do Botafogo por placares como 2 a 1 ou 3 a 2 classifica o River Plate (gol fora de casa é critério para desempate).

A atuação do Botafogo, em geral, foi fraca. O time esbarrou no péssimo gramado e na bem postada equipe do River. Sem inspiração, o Alvinegro acabou dominado nos minutos finais e levou o gol. É o segundo revés do Glorioso em menos de uma semana. No domingo, a equipe foi eliminada da Taça Guanabara pelo Flamengo.

Joel assiste ao jogo de um camarote

Sem Marcelo Mattos e Arévalo, machucados, o Botafogo começou o jogo com Somália e Bruno Tiago no setor de marcação do meio-campo. O técnico Joel Santana cumpriu suspensão e viu o jogo de uma cabine de rádio. Coube ao preparador físico Dudu Fontes comandar a equipe no banco de reservas.

Capitão do Glorioso no último domingo, Abreu não repetiu a dose nesta quarta. Herrera, que formou a dupla de ataque com o uruguaio, foi quem usou a braçadeira. Normalmente, o capitão do Botafogo é o vetado Marcelo Mattos.

Botafogo começa melhor

A partida começou com o Botafogo naturalmente superior. Sem ter grande atuação, o time carioca se impôs a maior parte da primeira etapa diante do River Plate, embora não conseguisse jogar bem. O campeão sergipano, que tem o ex-alvinegro Váldson (35 anos) na zaga, entrou em campo com postura muito retraída e pouco procurou o ataque nos primeiros 45 minutos.

As melhores chances alvinegras na etapa inicial foram de Loco Abreu. Aos 10 minutos, o atacante matou no peito um cruzamento que veio da direita e soltou a bomba em cima do goleiro Max, que espalmou. Aos 26, Abreu fez boa tabela com Bruno Tiago e recebeu na direita da área, em condição de marcar. A conclusão, entretanto, desviou na zaga e foi para fora.

Receita de domingo não funciona

Na volta para o segundo tempo, o Botafogo repetiu a receita utilizada no clássico de domingo, contra o Flamengo: saiu Márcio Azevedo, entrou Everton. Desta forma, Somália foi deslocado para a ala esquerda.

O expediente, entretanto, não funcionou de imediato. Se contra o Fla, após três minutos, o time conseguiu o empate, nesta quarta foi o River quem sobressaiu nos primeiros momentos. Aos 50 segundos, o time sergipano quase abriu o marcador. Após uma sequência de cruzamentos para a área, Bibi ficou livre, na cara de Jefferson, e bateu rasteiro. O goleiro salvou a pátria alvinegra.

O lance fez o jogo esquentar. O Botafogo tentou atacar, mas passou a sofrer com contragolpes do River Plate. O jogo, aos poucos, ganhou em lances violentos. Nervoso, Herrera correu o risco de ser expulso por duas vezes: na primeira por uma dura entrada, que lhe valeu um cartão amarelo; depois, por reclamar de maneira espalhafatosa da arbitragem. A advertência, neste segundo caso, foi apenas verbal.

River Plate domina minutos finais

Preocupado, Joel Santana (de longe) ordenou a entrada do atacante Caio na vaga do inoperante Renato Cajá, aos 20 minutos. O time do Botafogo, enfim, melhorou. Herrera teve chances em dois cruzamentos para a área, ainda antes dos 30 minutos. Em uma delas, o argentino bateu para fora. Na outra, foi travado na hora da conclusão.

O River Plate, entretanto, mostrou que não estava morto. Aos 32, em contragolpe, Bibi, 1,62m, disparou pelo meio e bateu da entrada da área. A bola saiu por cima do gol, perto do ângulo direito do goleiro Jefferson.

O lance deu o tom do fim da partida. O River Plate conseguiu valorizar mais a posse de bola e chegou a ouvir gritos de olé de seus torcedores ainda antes de abrir o placar. Aos 41, Lucas fez boa jogada pela esquerda e cruzou para Bebeto Oliveira, livre na área, empurrar para a rede. Festa para a torcida do River, que era minoria no Batistão.

0 comentários:

Postar um comentário