segunda-feira, fevereiro 07, 2011

Brasil reencontra a França, primeira vítima de Pelé e também maior algoz

Chegou a hora de mais um reencontro. Pela primeira vez desde a eliminação nas quartas de final da Copa do Mundo de 2006, na Alemanha, a Seleção Brasileira vai jogar contra a França, nesta quarta-feira, em Paris. Uma das adversárias mais tradicionais do Brasil, a equipe europeia sustenta o rótulo de primeira vítima de Pelé. Mas ao mesmo tempo carrega também o status de maior algoz.

Especialmente em Copas do Mundo. Na história do Mundial, a Seleção cruzou com a França quatro vezes. Venceu só uma, em 1958, nas semifinais. Das outras vezes, teve de digerir derrotas traumáticas. Primeiro em 1986, no México, quando caiu nas quartas de final. Depois em 1998, na própria França, ao perder a grande final. E por último em 2006, na Alemanha, ao tropeçar novamente nas quartas.

Ao menos o começo da história do confronto foi bom para o Brasil. E teve a assinatura de Pelé. Com apenas 18 anos e em seu primeiro mundial, o garoto brilhou na goleada por 5 a 2 sobre os franceses ao marcar três gols. É verdade que no jogo anterior, contra o País de Gales, Pelé já havia feito seu gol inaugural em Copas, mas a França foi a primeira grande vítima do brilhante futebol do Rei.

Aquela semifinal, no estádio Rassunda, em Estocolmo, na Suécia, foi apenas o segundo duelo dos 13 já realizados entre brasileiros e franceses. Mas certamente foi o mais feliz deles. Até porque depois disso, a Seleção Brasileira sempre teve dificuldades em vencer o rival. Pior ainda: foi eliminada três vezes em Copas do Mundo. Todas elas de maneira traumática!

A começar pelas quartas de final do Mundial de 1986, no México. A Seleção Brasileira estava invicta. E ainda não tinha sofrido gols na Copa. Aos 18 minutos, Careca fez 1 a 0. Mas ainda na etapa inicial, Platini empatou. No segundo tempo, Zico teve a chance de virar, mas desperdiçou pênalti. O jogo foi para a prorrogação e seguiu empatado. E na disputa por pênaltis, deu França: 4 a 3.

O encontro seguinte em Mundiais ocorreu em 1998, no Stade de France, em Paris, na grande decisão. Só que um problema de saúde com Ronaldo, a estrela do Brasil naquela Copa, momentos antes da final, dava a letra de que o Brasil não teria uma boa noite. Mesmo abatido após uma convulsão, o Fenômeno foi a campo. Mas nada conseguiu fazer para evitar a derrota por 3 a 0 para os “Le Bleus”.

Aquela derrota ficou engasgada. E a Seleção teve a chance de se “vingar” nas quartas de final de 2006. Mas novamente parou na França. Em um lance isolado, de uma falta batida para área, o atacante Henry fez o gol que eliminou o Brasil. De lá para cá, os dois rivais jamais se encontraram. Ao todo, na história do duelo, são 13 jogos, com cinco vitórias brasileiras, quatro francesas e quatro empates.

O amistoso de quarta-feira, dia 9, é o primeiro desafio de Mano Menezes na temporada 2011. Brasil e França se enfrentam no Stade de France, em Paris, às 18h (de Brasília). A delegação verde e amarela se apresenta nesta segunda.

0 comentários:

Postar um comentário