domingo, fevereiro 27, 2011

Caçula da sub-17, Andrigo chega aos 16 com status de uma futura estrela

A carência de meias não foi o maior motivo para o técnico Emerson Ávila ter ido buscar no Internacional uma revelação nascida em 1995 para a Seleção Brasileira sub-17. Andrigo Oliveira de Araujo, que completa 16 anos neste domingo e é o caçula do grupo que se prepara na Granja Comary para o Sul-Americano da categoria, é considerado diferenciado. Se confirmará as expectativas e se tornará um projeto de craque, uma futura estrela, só o tempo irá dizer. Mas status ele já tem. E o ganhou na bola.

Andrigo é o maior destaque da categoria do Inter nos últimos anos. Artilheiro de competições pelo Colorado no Brasil e Europa, o meia-atacante despertou o interesse de Manchester United e Barcelona. O clube espanhol, inclusive, chegou a oferecer um período de intercâmbio aos brasileiros. A proposta foi rejeitada, digamos, por precaução.

Foi esse o tratamento que o Inter adotou sobre Andrigo. Tudo para conseguir, na próxima segunda-feira, assinar o primeiro contrato profissional com os seus pais, em Porto Alegre, e com o próprio jogador em seguida, na Granja Comary. Agora, ele não sai do Brasil antes dos 18.

– O jogador tem que estar pronto para ir para fora e tem que estar no lugar onde se sinta bem. Como eu estava há muitos anos no Inter, e respeito muito o clube, resolvi ficar. Foi uma novela, mas deu certo, já fiz o meu contrato. Fico até os 18 com opção para renovar até os 21. Só não sei se vão dar o bote antes disso (risos) – disse o jovem.

E olha que Andrigo não era tão fã de futebol na - recente - infância. Aprendeu a gostar através do pai (ex-jogador amador) e do irmão (também na base do Inter). O tempo passou e o adolescente terminou o ano de 2009 com empresário - Cleber Desidério, do Grupo Sonda, cuida da sua carreira - e contrato de patrocínio com a Nike.

Fã-clube de ‘andriguetes’

A fama também o perseguiu de forma assustadora. Seu perfil no Facebook já tem quase 800 amigos e, no Twitter, conta com praticamente 3.000 seguidores. E foi justamente na ferramenta digital onde conheceu as “Andriguetes”, fã-clube formado por garotas que o admiram, a imensa maioria do Rio Grande do Sul - ele é natural de Estrela, cidade com 30 mil habitantes e a 113 quilômetros de Porto Alegre. Também costuma curtir as férias no litoral, em Capão da Canoa. Em Teresópolis, onde se prepara para o Sul-Americano sub-17, é questão de tempo até surgirem novas fãs.

– Quando descemos para treinar já tinham umas garotas gritando o meu nome e do Marlon (Bica). Temos que saber diferenciá-las das “marias-chuteiras” – brincou.

Andrigo pode ser o caçula do grupo, mas diz “tirar-onda” com a música. Fã de sertanejo, pop rock e hip hop, foi comparado a Justin Bieber, jovem astro americano entre as meninas, por conta do seu antigo corte de cabelo. Ele tem seu estilo próprio: toca violão e tudo. Mas, por enquanto, continuará sendo o caçula.

– Ao menos vou me igualar aos outros e poder falar que também tenho 16. Torço para não me colocarem nenhum apelido. Temos duas semanas até viajar... – disse o jogador de 1,68m.

Inicialmente reserva, quem sabe até lá Andrigo não surpreenda mais uma vez.

– Procuro em um meia a condição de jogo, inteligência, alguém que possa fazer a diferença. Ele se inclui nisso e faz parte de um excelente trabalho feito pelo Internacional. Tenho certeza de que vai nos ajudar bastante nessa trajetória – afirmou o treinador Emerson Ávila.

Muito provavelmente este será um de seus pedidos ao assoprar as velas do bolo.

0 comentários:

Postar um comentário