domingo, fevereiro 27, 2011

Com três de Borges, Grêmio vence o Cruzeiro-Poa e vai à final do turno

Se havia alguma dúvida sobre a recuperação física de Borges, ela acabou. Após quatro meses no Departamento Médico, o centroavante gremista está de volta em alto estilo. E com banca de DJ. Na tarde deste domingo ele confirmou a grande fase - já havia marcado contra Ypiranga e Junior Barranquilla-COL - fazendo os três gols do Grêmio na vitória de 4 a 2 sobre o Cruzeiro-Poa, que valeu vaga na final do primeiro turno do Campeonato Gaúcho.

E ainda teve direito a pedir música no "Fantástico'', já que balançou a rede três vezes. Jô e Léo marcaram os gols do Cruzeiro-POA. Gabriel, de pênalti, fechou para o Grêmio, no Olímpico. Se conquistar o turno, o time tricolor estará antecipadamente classificado à grande final do Gauchão 2011. O adversário na decisão da Taça Piratini será o Caxias, que derrotou o São José-POA por 2 a 1 nos pênaltis, após empate em 1 a 1 no tempo normal.

Encaixe tático
Para combater o Grêmio, o Cruzeiro-POA fez uso do mesmo sistema tático implementado por Renato Gaúcho em agosto do ano passado. Com isso, as duas equipes enfrentaram-se distribuídas no 4-4-2 com meio-campo em losango. E o bem organizado adversário não apenas afastou os tricolores da própria área, como também se articulou para criar boas oportunidades. Na melhor delas, Diego Torres foi parado em defesa de Victor.

Na sequência, o Grêmio respondeu, com Gabriel acertando o poste esquerdo. E foi pelos mesmos pés do lateral-direito que a torcida gremista enfim conseguiu comemorar. Aos 35 ele recebeu de Douglas e cruzou para Borges bater de primeira: 1 a 0.

Sequência de gols
No segundo tempo, a morosidade das marcações encaixadas teve fim. Em vez de vitórias das defesas, os atacantes começaram a ter sucesso. E várias vezes. Foram quatro gols marcados em um espaço de oito minutos. Aos dez o Grêmio reprisou uma jogada comum aos times ingleses. Gabriel cruzou, André Lima escorou, e Borges bateu na saída do goleiro: 2 a 0. Dois minutos depois, entretanto, o atacante Jô usou a cabeça para marcar o primeiro dos visitantes.

De pênalti por ele sofrido, aos 15, Borges credenciou-se a pedir música no "Fantástico" nesta noite de domingo. Ele recebeu lançamento de Carlos Alberto e foi puxado dentro da área por Alberto. A batida foi forte, e a comemoração se deu em frente à torcida do Grêmio. Mas o "hat-trick" de Borges não foi suficiente para dar tranquilidade ao Grêmio. Aos 18 o zagueiro Léo, também de cabeça, descontou novamente para o Cruzeiro-POA: 3 a 2.

Em uma partida intensa, os goleiros Victor e Fábio seguiram em ação. Nem o Grêmio desistiu de aumentar a diferença, nem o Cruzeiro-POA abdicou da busca pelo empate que levaria a decisão da vaga aos pênaltis.

Classificação assegurada
No final, os dois treinadores recorreram ao banco de reservas, fazendo três alterações cada. Alberto, volante do Cruzeiro-POA, ainda foi expulso. E as mudanças mantiveram o Grêmio à frente no placar, proporcionando aos tricolores a comemoração no Estádio Olímpico. Nos acréscimos, Júnior Viçosa - o substituto de Borges - foi derrubado na área. Novo pênalti. E Gabriel cobrou, fechando a partida em 4 a 2, aos 49.

Próximos jogos
Na próxima quinta-feira, dia 3 de março, o Grêmio recebe às 20h15m, no Olímpico, o León de Huánuco-PER, pela terceira rodada do Grupo 2 da Taça Libertadores. E na quarta-feira, dia 9, disputa a decisão da Taça Piratini, contra o Caxias.

0 comentários:

Postar um comentário