quinta-feira, fevereiro 17, 2011

Dagoberto e Lucas brilham, e Tricolor despacha o Treze na Paraíba

A mudança do esquema tático, aliada à volta da maior promessa do clube nos últimos anos e ao faro de gol apurado do principal atacante da equipe em 2011 fizeram o São Paulo realizar, na noite desta quarta-feira, a sua melhor partida na temporada. No esquema 3-5-2, com Lucas endiabrado e Dagoberto em noite de gala, o Tricolor não teve a menor dificuldade para despachar o Treze da Copa do Brasil. O placar de 3 a 0, no estádio Amigão, não refletiu o que foi a partida, tamanha a supremacia da equipe comandada por Paulo César Carpegiani.

Com vaga garantida na próxima fase da competição, a equipe paulista agora vai esperar seu próximo adversário, que sairá do confronto entre Santa Cruz e Corintians (RN). No próximo sábado, o foco voltará a ser o Campeonato Paulista, já que o time receberá a visita do Bragantino no estádio do Morumbi.

Tricolor soberano no primeiro tempo

O Treze prometeu ser atrevido e entrou em campo até sonhando com uma vitória. Mas, quando Arílson Anunciação apitou o início da partida, o São Paulo partiu como um rolo compressor para cima do adversário. Com marcação forte no campo adversário, o que não acontecia faz tempo, rapidez na saída de bola do meio para o ataque e movimentação constante, o time não precisou de mais do que oito minutos para abrir o placar com Dagoberto, após bela jogada de Lucas pela direita.

Dois fatores aqui precisam ser ressaltados. Na véspera da partida, em entrevista ao GLOBOESPORTE.COM, Paulo César Carpegiani disse que escalaria o time no 3-5-2 para dar liberdade total a Lucas, pela direita, e Fernandinho, pela esquerda. E, como num passe de mágica, a confusão tática que podia ser vista nas últimas partidas não se repetiu. A defesa, com Alex Silva na sobra, não deu espaço ao ataque adversário. Juan, com cobertura de Miranda pelo seu setor, pode aproveitar sua principal característica, que é o apoio ao ataque. E foi dessa maneira que saiu o segundo gol, aos 26. O ala recebeu passe açucarado de Carlinhos Paraíba, foi ao fundo e cruzou na medida para Dagoberto, de cabeça, aumentar a vantagem da equipe do Morumbi. No minuto seguinte, o camisa 25 só não garantiu a trinca porque perdeu um gol incrível, cara a cara com Marcelo Galvão, após belo lançamento de Carlinhos Paraíba.

O Treze não tinha reação. Lucas, ao seu estilo, levava a marcação adversária ao desespero com suas arrancadas. Fernandinho, que no novo esquema pode pensar em ser apenas atacante, também teve sua chance, aos 34, mas a bola explodiu no travessão. Jean, também com mais liberdade, apareceu duas vezes com perigo. Na melhor, após passe de calcanhar de Lucas, chutou à esquerda do gol de Marcelo Galvão. Um verdadeiro passeio tricolor.

Treze volta com alterações, mas Fernandinho mata a partida

No intervalo, o técnico do Treze, Marcelo Villar, tentou uma última alternativa para evitar a eliminação precoce. Saiu do 3-5-2 e foi para o 4-3-3, com Anderson a vaga do zagueiro Ranieri. Também sacou o inoperante meia Laércio para colocar Laércio Santos. Mas o time mal teve tempo para se organizar em campo. Aos três minutos, Dagoberto arrancou pelo meio e deu passe açucarado para Fernandinho, que ganhou na velocidade da pesada zaga da equipe paraibana e tocou na saída de Marcelo Galvão: 3 a 0 no placar. A torcida são-paulina presente no estádio Amigão foi ao delírio e começou a gritar:

- Eliminado! Eliminado! Eliminado!

A partir daí, o Treze largou qualquer cuidado defensivo. Foi ao ataque em busca do improvável, que, a essa altura, seriam dois gols. Do lado tricolor, o time diminuiu o ritmo, passou a atrair o seu adversário para sair com rapidez nos contra-ataques. Aos 17, Cléo, em chute de fora da área, exigiu boa defesa de Rogério Ceni. Dois minutos depois, foi a vez de Ferreira arriscar e levar perigo ao gol tricolor.

Percebendo o crescimento do adversário, Paulo César Carpegiani resolveu agir e mexeu duplamente. Para alegria do estádio inteiro e, principalmente, do pai, Pedro Cangula, que fez o primeiro gol do estádio Amigão, Marcelinho Paraíba foi chamado. O outro foi Marlos. Eles entraram nas vagas de Dagoberto e Lucas. O time voltou a ganhar posse de bola e só não fez o quarto aos 30 porque Alex Silva perdeu um gol incrível. Ele recebeu cruzamento de Juan, dominou, limpou o marcador e bateu cruzado, à direita de Marcelo Galvão. Logo depois, Carpegiani fez sua última alteração, colocando Xandão na vaga de Miranda. Nos acréscimos, Marcelinho Paraíba quase deixou sua marca, mas Marcelo Galvão impediu com grande defesa.

0 comentários:

Postar um comentário