quarta-feira, fevereiro 23, 2011

Filme repetido: problemas médicos voltam a minar Flu em dias decisivos

Um pesadelo que insiste em tirar o sono dos tricolores. A nona lesão de Fred em dois anos defendendo o Fluminense fez com que os torcedores se deparassem com aquele que tem sido o maior problema do clube nos últimos tempos: a frequência de suas principais estrelas no departamento médico. Depois das inúmeras polêmicas causadas pelo tema em 2010, a equipe de Muricy Ramalho entra em campo nesta quarta-feira, às 21h50m (de Brasília), para encarar o Nacional, do Uruguai, pela segunda rodada do Grupo 3 da Libertadores, sem três de suas grandes estrelas: Fred, Emerson e Deco. Todos vetados por lesões.

Se Deco, com um problema no tendão da coxa esquerda, e Emerson, já entregue à preparação física após edema ósseo no tornozelo esquerdo, são problemas antigos, a lesão de Fred na panturrilha esquerda somada ao problema de Rodriguinho na coxa direita e as dores de Rafael Moura na região lombar aumentam consideravelmente as estatísticas tricolores neste quesito. A temporada atual ainda nem completou dois meses e dez dos 30 jogadores do elenco já tiveram algum tipo de problema médico.

Destes, apenas Conca e Carlinhos, que passaram por cirurgias durante as férias, começaram 2011 no DM. Craque do último Brasileirão, o argentino surpreendeu, encurtou prazos e precisou de 33 dias para se recuperar de uma artroscopia no joelho esquerdo e voltar ao time. Já o problema do lateral foi menos grave e, após ser operado para a correção de uma síndrome compartimental na perna esquerda, ele entrou em campo na estreia no Carioca, diante do Bangu.

Ainda durante a pré-temporada, Emerson voltou a sentir dores no tornozelo esquerdo, o mesmo que o tirou de grande parte da reta final do Campeonato Brasileiro. O Sheik participou de apenas duas atividades até se chocar com Ricardo Berna e iniciar tratamento intensivo. Entregue ao preparador físico Ronaldo Torres, a expectativa é que volte a treinar com o grupo ainda nesta semana e possa fazer sua estreia em 2011 no duelo contra o América do México, dia 2, no estádio Azteca, pela terceira rodada da Libertadores.

Previsão que não se aplica para a dupla Deco e Belletti. Após trabalhar normalmente na pré-temporada, em Mangaratiba, o volante campeão do mundo com a Seleção Brasileira em 2002 passou a se queixar de dores nos calcanhares no retorno ao Rio de Janeiro. Em exames, foi detectado que a tendinite nos dois tendões de Aquiles, que já o tinham afligido em 2010, não estavam curadas e desde então ele não trabalhou mais com o grupo nem sequer foi inscrito na Libertadores.

Deco, por sua vez, chegou a entrar em campo nesta temporada, mas por pouco tempo. Depois de também se ausentar de alguns treinamentos na pré-temporada por problemas na coxa direita, o luso-brasileiro encarou o Bangu na primeira rodada da Taça Guanabara e se lesionou gravemente na partida seguinte, diante do Olaria, dia 24 de janeiro, ainda no primeiro tempo. Um problema no tendão da coxa esquerda foi diagnosticado, e o apoiador iniciou tratamento sem previsão para retornar aos gramados. A expectativa do jogador, porém, é que esteja pronto para trabalhar a parte física após um período de um mês e meio a partir da data da lesão.

Outros que se lesionaram, mas já estão de volta ao time, foram os zagueiros Gum e Leandro Euzébio. O primeiro desfalcou a equipe na vitória sobre o Cabofriense, pela quarta rodada da Taça GB, por sentir dores no púbis, enquanto seu companheiro não encarou o Argentinos Juniors, na estreia na Libertadores, e o Madureira, pela sétima rodada da Taça GB, devido a uma torção no tornozelo esquerdo sofrida no clássico contra o Botafogo.

Fred: novo problema na panturrilha esquerda

Por fim, os problemas mais recentes aconteceram todos no setor ofensivo. Após receber uma pancada e ser substituído ainda no intervalo da semifinal contra o Boavista, sábado, Fred se reapresentou, na última segunda-feira, ainda queixando-se de dores na panturrilha esquerda e foi vetado para o compromisso contra o Nacional, do Uruguai. Como não encarou o Argentinos Juniors por ter que cumprir suspensão pela expulsão na final da Sul-Americana de 2009, o atacante só deve estrear na Taça Libertadores da América na terceira rodada, contra o América do México.

A panturrilha esquerda, por sinal, tem sido responsável pelos maiores dramas de Fred com a camisa do Fluminense. Em 2010, ele sofreu duas lesões no local durante o Brasileirão e desfalcou a equipe por cerca de 70 dias e 22 jogos. Ao todo, já são oito lesões musculares em dois anos nas Laranjeiras, além de uma apendicite.

Em um dos recorrentes problemas na panturrilha esquerda, inclusive, Fred se queixou publicamente do ex-chefe do departamento médico, Michel Simoni, que acabou substituído por Douglas Santos. Desde o início do ano, Victor Favilla é quem exerce o cargo.

Sem dar entrevistas, o departamento médico tricolor, entretanto, evitou clima de alarmismo com o problema atual e, através da assessoria de imprensa do clube, informou que Fred terá condições de seguir com a delegação para o México no próximo domingo. Além de garantir que a lesão não tem referência com a de 2010.

Panorama que não vale para Rodriguinho. Lesionado gravemente no músculo adutor da coxa direita, ele ficará cerca de três meses fora da equipe e está praticamente fora da Libertadores. O clube, porém, só poderá inscrever algum jogador em seu lugar na próxima fase.

Por fim, Rafael Moura é quem enche o torcedor de esperança. Apesar de não ter treinado com o grupo nesta semana, o He-Man tem realizado tratamento intensivo para se livrar de dores na região lombar e entrar em campo diante do Nacional. Caso seja vetado, Muricy Ramalho terá somente Tartá, Willians e Araújo para escalar a dupla de ataque.

Com um ponto, o Flu é o segundo colocado do Grupo 3 da Libertadores, ao lado do Argentinos Juniors. O América do México, que venceu o Nacional na estreia por 2 a 0, lidera com três.

Jogadores no DM em 2011

Conca – o meia argentino se recuperou de uma artroscopia no joelho esquerdo realizada em 27 de dezembro e estreou somente diante do Boavista, na quarta rodada da Taça Guanabara.

Carlinhos – após passar por cirurgia para correção de síndrome compartimental na perna esquerda durante as férias, o lateral sofreu com tendinite no pé direito durante a pré-temporada, mas não desfalcou equipe.

Belletti – voltou a sentir dores nos calcanhares causadas por tendinites nos tendões de Aquiles. Ainda não estreou em 2011.

Emerson – o edema ósseo no tornozelo esquerdo sofrido na reta final do Brasileirão voltou a incomodar logo no segundo treino da pré-temporada, após choque com Berna. A expectativa é de que estreie em 2011 contra o América do México, dia 2 de março.

Deco – O luso-brasileiro se queixou de dores na coxa direita durante a pré-temporada, iniciou normalmente o Campeonato Carioca e se lesionou com gravidade a coxa esquerda na segunda rodada, contra o Olaria. Sem previsão de retorno aos gramados.

Gum – dores no púbis o tiraram da partida contra o Cabofriense, pela quarta rodada da Taça GB.

Leandro Euzébio – uma torção no tornozelo esquerdo no clássico contra o Botafogo o tirou da estreia na Libertadores, contra o Argetinos Juniors, e da partida contra o Madureira, pela sétima rodada da Taça GB.

Fred – nova lesão na panturrilha esquerda fez o artilheiro tricolor ser vetado para a partida contra o Nacional-URU, nesta quarta, no Engenhão, pela Libertadores. Médicos garantem seu retorno contra o América do México.

Rodriguinho – lesionou gravemente o músculo adutor da coxa direita e desfalcará a equipe por três meses.

Rafael Moura – Sofreu pancada na região lombar na semifinal da Taça Guanabara, contra o Boavista, e é dúvida para confronto contra o Nacional (URU).

0 comentários:

Postar um comentário