quinta-feira, março 17, 2011

Em campo encharcado, Palmeiras vence, convence e elimina Uberaba

Não teve gramado encharcado que parasse o Palmeiras nesta quarta-feira. O Verdão precisou de apenas 45 minutos contra o Uberaba, no Uberabão, para encaminhar a classificação às oitavas de final da Copa do Brasil. Com dois gols de Luan e dois de Kleber, o Verdão fez 4 a 0, se deu bem na chuva e não teve muito trabalho. Na próxima fase, o time alviverde pega o vencedor de Sampaio Corrêa-MA e Santo André. No jogo de ida, em São Luís, a equipe maranhense fez 3 a 2.

Foi um dia de boas notícias para o Alviverde: além da classificação, o torcedor pôde comemorar o retorno de Kleber após 15 dias parado. O Gladiador, recuperado de lesão na coxa, jogou bem e podia ter até feito mais. Outra boa notícia foi a volta de Luan ao time titular. Movimentando-se bem, o camisa 21 dá mais dor de cabeça a Felipão para definir o companheiro de ataque do Gladiador.

O Verdão volta a campo no próximo domingo, contra o São Caetano, às 16h (de Brasília), no Anacleto Campanella, pelo Campeonato Paulista. Já o Zebu pega o Democrata-GV pelo Mineiro, no estádio Mamudão, também no domingo, às 16h. O Uberaba segue sua sina negativa na temporada: na estreia do técnico Nenê Belarmino, o time amargou a quarta derrota em quatro jogos no Uberabão em 2011.

Show de Luan!

O gramado pesado fez o técnico Luiz Felipe Scolari mudar a cara da equipe. Em vez dos velozes Cicinho, Gabriel Silva e Adriano, o técnico optou pelos brigadores Chico, Rivaldo e Luan. Ele quis poupar seus jogadores mais leves, que poderiam sentir mais os efeitos do campo encharcado. O confronto quase não começou por conta do temporal na região do Triângulo Mineiro. Uma hora antes do apito inicial, o campo apresentava inúmeras poças, e a bola mal rolava. No entanto, o árbitro Pablo Alves dos Santos decidiu pelo início da partida no horário marcado: 21h50m.

A estratégia do técnico palmeirense deu certo, principalmente pelo lado esquerdo do campo, mais seco e sem poças. Com isso, o jogador mais acionado foi Luan. Ao lado de Kleber, o camisa 21 foi o responsável pela armação das jogadas mais perigosas. Nenhuma delas foi parada pelo Uberaba, mas sim pelo gramado. Assim, logo nos primeiros minutos, o Verdão apostou na jogada aérea e se deu bem. Aos 11, Marcos Assunção cobrou escanteio com perfeição na cabeça de Luan, que só completou para fazer 1 a 0.

Apesar do gramado, o jogo teve boa qualidade técnica. Do lado palmeirense, Luan, Kleber e Valdivia infernizaram o lado esquerdo do ataque. Pelo Uberaba, o atacante Marcinho foi o responsável pelas principais chances. Sempre esperto na área, ele quase marcou em duas oportunidades. Em uma bola aérea, o camisa 11 subiu mais do que Danilo e cabeceou para grande defesa de Deola.

Depois, em cruzamento vindo da direita, ele chutou de primeira e acertou a trave.
Percebendo a ameaça do Zebu, o Verdão tratou logo de resolver a parada. Luan ganhou dos zagueiros na força e chegou primeiro na área. Aí foi só tabelar com Kleber, receber na frente e chutar tranquilo, sem chances para Fernando. Aos 21 minutos, o Palmeiras já conseguia o placar tão desejado para eliminar o jogo de volta.

No desespero, o Uberaba começou a apelar para as faltas. Balduíno, Gabriel e Rodrigão levaram cartões amarelos após entradas duras nos palmeirenses. Mordidos, Valdivia e Kleber resolveram castigar mais uma vez a defesa rival. Aos 42, após bela jogada do Mago pela esquerda, o Gladiador recebeu na entrada da área e finalizou sem marcação, no cantinho direito de Fernando. 3 a 0 no placar e festa da torcida, que começou a gritar o nome do camisa 30.

Show do Gladiador!

O Palmeiras manteve o ritmo forte no segundo tempo, mas voltou a encontrar um problema recorrente nos últimos jogos: o pé descalibrado dos atacantes. Foi um bombardeio para cima do Uberaba, que não tinha mais forças para reagir. Luan, Valdivia e Kleber seguiram fazendo a festa sobre a defesa rival, mesmo com o Uberaba colocando seis, até sete jogadores na defesa.

Kleber perdeu dois gols que normalmente não desperdiçaria, talvez por estar retornando e recuperando seu ritmo de jogo. Ele recebeu bolas açucaradas de Valdivia e Luan e errou ambas, tentando tirar demais do goleiro e chutando para fora. Luan também teve ótima chance e acertou a trave em um arremate de fora da área.

Para a torcida palmeirense, pouco importavam as chances perdidas. Os fãs procuraram aproveitar cada momento, cantando músicas de incentivo e gritando nomes de jogadores e puxando o famoso "olé" nos minutos finais. Para coroar, eles ainda viram um golaço de voleio de Kleber, aos 46 da segunda etapa, para fechar de vez uma jornada perfeita do Verdão em Uberaba.


0 comentários:

Postar um comentário