quinta-feira, março 10, 2011

Vasco cura 'ressaca' e derrota o Duque de Caxias em São Januário


A Quarta-Feira de Cinzas serviu para o Vasco curar a ressaca deixada pela derrota por 3 a 1 contra o Macaé, sexta-feira, em sua estreia na Taça Rio, segundo turno do Campeonato Carioca. A equipe fez 4 a 2 sobre o Duque de Caxias, em São Januário, e retomou o clima de paz com sua torcida. Apesar de o time ter sofrido dois gols após abrir uma vantagem de três na etapa inicial, os vascaínos ficaram satisfeitos com o desempenho e gritaram "Uh, vai para cima, é o Trem Bala da Colina". Os gols foram marcados por Felipe, Anderson Martins, Bernardo e Dedé. Somália e Ari descontaram para o visitante.
Com o resultado, o Vasco somou seus primeiros três pontos no returno e está em terceiro lugar no Grupo A. Já a equipe da Baixada Fluminense segue com um ponto, na penúltima posição do Grupo B. O próximo compromisso vascaíno será no domingo, às 16h (de Brasília), no Estádio Raulino de Oliveira, em Volta Redonda, contra o Madureira. No mesmo horário, o Duque encara o Voltaço no Los Larios (Xerém).
A vitória sobre o Duque de Caxias ainda marcou a estreia do atacante Leandro, que entrou na segunda etapa na vaga de Eder Luis.
Vasco abre três de vantagem na primeira etapa
A promoção de ingressos feita pela diretoria vascaína para a partida desta quarta teve um bom resultado. Quase dez mil pessoas foram a São Januário. Em campo, o time iniciou o jogo no ritmo dos torcedores, que não se intimidaram com a chuva insistente na Colina e gritaram forte na arquibancada. Aguerrido e veloz, o Vasco foi para cima desde o apito inicial. As peças novas do time, Elton e Bernardo, aparentavam bom entrosamento com o restante da equipe, e não demorou para a superioridade cruz-maltina em campo fazer efeito. Aos nove minutos, após boa jogada de Fagner, Felipe levou a melhor na dividida contra os marcadores dentro da área e, de perna direita, chutou no cantinho para colocar 1 a 0 no placar.
Pelas pontas, o Vasco seguia perigoso, principalmente nos contra-ataques puxados por Eder Luis. Elton, em seu primeiro jogo como titular após o retorno ao clube, esteve perto de marcar. Em uma delas, Eder levou até a linha de fundo e rolou para o centroavante, que, de perna direita, pegou de primeira. A bola foi na rede pelo lado de fora após desvio na defesa. O Duque de Caxias pouco ameaçava. Geovane Maranhão, ex-Vasco, era quem mais incomodava.
O Gigante da Colina seguiu incisivo e ampliou aos 36 minutos. Bernardo cruzou da esquerda, Anderson Martins se antecipou ao marcador e, de costas, desviou de cabeça para o fundo do gol. Na comemoração, o zagueiro cruzou todo o campo e foi vibrar com o técnico Ricardo Gomes e os reservas. O que já estava bom, ficou ainda melhor antes mesmo do intervalo.
Aos 44, Bernardo foi derrubado dentro da área, e o árbitro assinalou a penalidade. Na cobrança, o próprio Bernardo mostrou personalidade e cobrou com força para fazer 3 a 0. Os jogadores vascaínos foram para o vestiário ao som de "Uh, vai pra cima, é o Trem Bala da Colina".
Duque esboça reação, mas Dedé confirma vitória vascaína
O Vasco começou a segunda etapa com uma jogada de Caíque, que entrara no lugar de Bernardo, quase resultando no quarto gol. Mas quem marcou foi o Duque de Caxias. Aos cinco, após bola levantada na área, Somália subiu na segunda trave e desviou para o gol: 3 a 1. Os donos da casa, no entanto, não se abalaram. Dedé, no lance seguinte, de cabeça, colocou a bola na rede. O zagueiro, entretanto, estava em impedimento, e o lance foi anulado.
As coisas começaram a ficar mais nebulosas para o Vasco a partir da expulsão de Anderson Martins, aos 23 minutos, depois de receber o segundo cartão amarelo. Pouco depois, o Duque de Caxias conseguiu marcar o segundo e deixou os cruz-maltinos preocupados. Ari, que pertence ao Vasco, recebeu bom passe e venceu Fernando Prass: 3 a 2.
Coube ao jogador que é exaltado pela torcida vascaína como "o melhor zagueiro do Brasil" devolver a tranquilidade a São Januário. Aos 33, Felipe foi derrubado na entrada da área. Na cobrança, Dedé cobrou no cantinho direito do goleiro Fernando e marcou: 4 a 2. Até o apito final do árbitro, o Duque de Caxias tentou fazer pressão para tentar novamente diminuir a vantagem dos donos da casa, mas o Vasco conseguiu segurar a pressão e saiu de campo com os três pontos. E novamente em paz com a torcida.

0 comentários:

Postar um comentário