segunda-feira, abril 18, 2011

Botafogo vence o América, mas está eliminado do Campeonato Carioca

O Botafogo entrou em campo, neste domingo, contra o América, sabendo que não dependia apenas de suas forças para se classificar para a semifinal da Taça Rio. O clube até fez sua parte e venceu a partida, disputada em São Januário, por 3 a 1 (com dois gols de Lucas e um de Loco Abreu, para o Botafogo. Bruno Reis descontou), mas os resultados da rodada deixaram o atual campeão carioca fora da competição. Esta é a primeira vez desde a Taça Guanabara de 2007 que o clube fica fora de uma semifinal de turno.

Com a vitória, o Botafogo foi a 14 pontos e terminou a Taça Rio em terceiro lugar do Grupo B. Fluminense, que bateu o Nova Iguaçu por 1 a 0, e Olaria, que empatou com o Vasco por 2 a 2, são os dois classificados da chave para a semifinal da Taça Rio.

Ao fim da partida, os poucos torcedores presentes ao estádio (1558) lembraram que o time alvinegro não terá tempo para remoer a eliminação. Nesta quarta, a equipe encara o Avaí, na Ressacada, pela Copa do Brasil. No primeiro jogo, as equipes empataram em 2 a 2 e, por isso, o Leão joga com a vantagem de poder empatar por 0 a 0 ou 1 a 1.

Por sua vez, o América, que foi rebaixado no Campeonato Carioca, se prepara agora para a disputa da Copa Rio, que dá vaga na Série D e na Copa do Brasil.

Sem vaias e no ataque

Ao contrário dos últimos jogos, a torcida do Botafogo começou a partida apoiando o time, sem vaiar nenhum jogador. Em campo, a equipe pressionou o América para buscar os gols necessários para sonhar com a classificação. E nem foi preciso muito esforço para conseguir balançar as redes. Mesmo sem dar nenhum chute, o Glorioso ficou em vantagem no placar logo aos 13. Somália tocou para Lucas na direita e o lateral cruzou fechado. O goleiro Paulo, do América, tentou tirar, mas mandou para dentro de seu próprio gol. Mesmo com o gol, o Botafogo seguia fora da zona de classificação, já que o Olaria também vencia o Vasco. O telão de São Januário, entretanto, não mostrava os resultados dos outros jogos.

A superioridade do Botafogo fez com que o time quase ampliasse algumas vezes o placar. Cidinho, que fez uma boa estreia no time titular, obrigou Paulo a fazer boa defesa após receber passe em profundidade, ganhar na corrida e chutar cruzado. Em outra jogada, o meia ainda tentou bater colocado, após driblar dois adversários. O chute saiu ao lado.

Jogada parecida havia feito Loco Abreu minutos antes. O uruguaio roubou a bola de um adversário, partiu para cima e iludiu dois antes de chutar para fora. O jogador também chegou perto do alvo depois de receber na entrada da área, dominar e chutar no canto. A bola passou tirando tinta do gol.

Apesar de estar rebaixado, o América mostrou espírito de luta e tentou dificultar a vida do Botafogo. Mesmo assim, o Diabo só ameaçou o goleiro Jefferson no primeiro tempo em um chute cruzado de Paulo Reis. O goleiro alvinegro, entretanto, fez boa defesa e impediu o gol de empate.

Mudanças, vitória e frustração

Apesar da vitória parcial, Caio Junior parece não ter gostado da atuação de sua equipe no primeiro tempo. No intervalo, o treinador tirou Everton e Guilherme e colocou Bruno Tiago e Lucas Zen. Lucas, apesar de ser volante, atuou improvisado na lateral-esquerda. A mudança no meio se mostrou acertada logo aos 10, quando Bruno fez boa jogada na área e tocou para Loco Abreu ampliar.

Minutos antes, o Glorioso quase ampliara, em boa trama de Lucas e Herrera na direita. O atacante recebeu na grande área e tocou para Cidinho chutar. O zagueiro Arcelino salvou em cima da linha. O meia teve outra boa chance em jogada individual, mas chutou para fora.

Longe de São Januário, o Olaria seguia vencendo o Vasco e o Fluminense derrotava o Nova Iguaçu, resultados que eliminariam o Botafogo. Mesmo assim, o time alvinegro ainda teve forças para buscar o terceiro. Lucas cobrou no ângulo falta sofrida por Bruno Tiago. Com o jogo decidido, o Botafogo diminuiu o ritmo e o América aproveitou para diminuir. Bruno Reis cobrou falta no canto esquerdo de Jefferson.

No apito final do juiz, o Glorioso não pôde comemorar a vitória. A eliminação da Taça Rio foi avisada pelas arquibancadas: "Não é mole não, Copa do Brasil agora é obrigação".

0 comentários:

Postar um comentário