terça-feira, abril 12, 2011

Intimidade com a bola, compactação, posse: o primeiro dia de Falcão

Já era noite em Porto Alegre, e colorados se aglomeravam nas muretas do anel inferior do Beira-Rio, quando Paulo Roberto Falcão encerrava, nesta terça-feira, seu primeiro treino como técnico do Inter. Foi um dia de conversa, de orientação tática e de demonstrações de intimidade com a bola, velha amiga do ídolo colorado. Começou a Era Falcão.

O treino foi marcado para as 16h. E começou perto das 17h. O intervalo foi ocupado pela primeira conversa entre Falcão e o elenco colorado, em uma sala do Beira-Rio. O treinador expôs aos atletas suas ideias centrais: acima de tudo, um time que seja ofensivo.

Aí o Inter foi para o campo, com o técnico munido de um café preto. E com portões fechados. Teve mais de uma hora de treino até que, às 18h10m, os portões fossem abertos. A torcida entrou gritando nas arquibancadas. Do outro lado do campo, Falcão treinava cobranças de falta. E mostrava intimidade com ela. Um jogador rolava, ele dominava e aí dava um passe de calcanhar para que outro jogador chutasse.

Antes disso, em privacidade, o treinador posicionou a equipe no sistema que ele pretende usar. A escalação é um mistério, mas deve ter poucas variações. No contato com os atletas, ele pediu compactação, posse de bola e agressividade ofensiva.

- Talvez ele tenha visto isso em alguns jogos. Ele pediu que nossa equipe fique mais compactada. E com posse de bola, algo que nossa equipe já tem como característica. Ele quer que a gente não perca isso, mas consiga ser agressivo – disse o lateral-esquerdo Kleber.

Falcão quer um time ofensivo. Isso está claro. Mas não significa que a marcação será minimizada. No primeiro treino, Falcão já pediu a união das duas valências: quer um time que marque forte e jogue bonito.

- É cedo para falar disso. Foi só um dia de treino. Pudemos saber qual a ideia de jogo, mas é muito prematuro. Creio que a função de marcar e de jogar será dos 11 jogadores. Todos marcamos e jogamos neste treino – comentou o volante Bolatti.

O Inter volta a treinar nesta quarta-feira, em dois turnos. Pela manhã, a atividade será mais física. À tarde, envolverá bola, e aí deve ser novamente com portões fechados. A estreia do novo treinador é no sábado, às 18h30m, no Beira-Rio, contra o Santa Cruz, valendo vaga nas semifinais do returno do Campeonato Gaúcho. Na terça, o Colorado duela com o Emelec, novamente em casa, pela Libertadores.

0 comentários:

Postar um comentário