sábado, abril 23, 2011

Santos testa seu favoritismo contra a Ponte Preta, terror dos grandes de SP

Uma rápida olhada nas escalações e nos currículos das duas equipes expõe o óbvio. O Santos é claramente favorito para vencer o confronto contra a Ponte Preta, neste sábado, às 16h (horário de Brasília), na Vila Belmiro, pelas quartas de final do Campeonato Paulista. O Alvinegro joga em casa, tem jogadores badalados, é o atual campeão. A Ponte, por sua vez, é um clube tradicional, já chegou a finais de Paulistão, mas, claramente, está atrás do concorrente no que se refere a peso histórico, elenco, estrutura, títulos, pois não tem um sequer.

Acontece que a Macaca tem um trunfo para esse confronto: o retrospecto recente. Neste Paulistão, o time de Campinas se notabilizou por ser um adversário incômodo para os grandes times de São Paulo. Virou o Matador de Gigantes do estadual. Na primeira fase, venceu Corinthians, São Paulo, Palmeiras e empatou com o Santos. Avançou às quartas em quinto lugar, com 32 pontos. O Peixe foi o quarto, com 38.

As quartas de final são disputadas em jogo único. Embora tenha se classificado com melhor campanha, o Santos só tem a vantagem de jogar em casa. Em caso de empate, disputa por pênaltis. Quem avançar, faz semifinal contra o vencedor do confronto entre São Paulo e Portuguesa, que se enfrentam domingo, às 16h (Brasília), na Arena Barueri.

O GLOBOESPORTE.COM acompanha todos os lances em Tempo Real, com vídeos exclusivos. O Premiere, em sistema pay-per-view, transmite ao vivo para todo o Brasil. Rodrigo Braghetto apita a partida, auxiliado por Carlos Augusto Nogueira Júnior e Fábio Luiz Freire. Paulo Roberto de Sousa Júnior e Leandro Bizzio Marinho serão os assistentes adicionais.

O QUE ESTÁ EM JOGO


Santos: mesmo envolvido na disputa da Taça Libertadores, o Peixe está levando o Paulistão a sério. Por isso, precisa bancar o seu favoritismo para seguir na luta pelo bicampeonato estadual.
Ponte Preta: além do bom retrospecto contra os grandes neste ano, a Macaca se preparou a semana inteira para o jogo, enquanto o Santos brigava por um lugar nas oitavas de final da Libertadores diante do Deportivo Táchira-VEN, na última quarta-feira. Passando pelo Peixe, time de Campinas vai às semifinais cheio de moral.
AS ESCALAÇÕES
Santos: o técnico Muricy Ramalho pretende colocar força máxima em campo. O volante Arouca apresenta um acentuado desgaste físico, mas o treinador acredita que poderá utilizar o jogador. De qualquer forma, Adriano está de prontidão. Não há atletas suspensos. O atacante Diogo, que ficaria no banco, sofreu uma fratura por estresse em uma das vértebras e só voltará a jogar em dois meses. Escalação provável: Rafael, Jonathan, Edu Dracena, Durval e Léo; Arouca, Danilo, Elano e Paulo Henrique Ganso; Neymar e Zé Eduardo.
Ponte Preta: o técnico Gilson Kleina não quis saber de mistério e já confirmou a escalação de sua equipe para o confronto contra o Santos. O atacante Tiago Luis é o único desfalque. Ele pertence ao Peixe e, por contrato, não pode atuar contra o seu time de origem. Se escalasse o jogador, a Macaca teria de pagar R$ 300 mil de multa. Tiago será substituído pelo meia Válber. Com isso, o também meia Renatinho será adiantado para atuar no ataque, ao lado de Márcio Diogo. A escalação: Bruno, Guilherme, Leandro Silva, Ferrón e João Paulo; Mancuso, Josimar, Gil e Válber; Renatinho e Márcio Diogo.
FIQUE DE OLHO
Santos: O volante Danilo é o coadjuvante que brilha. Mesmo num time repleto de estrelas, como Neymar, Elano e Ganso, o jovem jogador, de 19 anos, tem conseguido se sobressair. Contra o Táchira, foi fundamental para a vitória santista, por 3 a 1, com participações decisivas nos três gols (marcou o terceiro).
Ponte Preta: Renatinho é o jogador mais habilidoso da Macaca. Meia inteligente, rápido e com ótima visão de jogo, ele é o principal articulador de jogadas da equipe de Campinas. No empate em 2 a 2 com o Santos, no Moisés Lucarelli, na primeira fase, ele fez um dos gols.
O QUE ELES DISSERAM

Muricy Ramalho, técnico do Santos: "Vai ser um jogo duro, porque a Ponte Preta tem um time bom, está descansada. Vamos ter de entrar em campo concentrados, determinados. Nossa equipe tem qualidade, vai jogar em casa, mas se não entrarmos focados, teremos muitas dificuldades."

Gilson Kleina, técnico da Ponte Preta: "O Santos cresceu nas mãos do Muricy. Está se posicionado melhor, marcando bem e criando muitas chances. Temos de marcar o Santos, mas não podemos deixar de atacar também."


0 comentários:

Postar um comentário