domingo, maio 15, 2011

Gre-Nal 387 decide no Olímpico o título do Campeonato Gaúcho

Gaudérios e prendas de todas as querências vão antecipar o horário do churrasco de domingo. O almoço terá de imediatamente suceder a confraternização matinal proporcionada pelo mate-amargo, e terá como pauta familiar a decisão do Campeonato Gaúcho.

É dia de vestir roupas em azul ou vermelho, é dia de colorir as casas, é dia de tremular bandeiras: às 16h, no Estádio Olímpico, Grêmio e Inter se encontram na grande final do Gauchão 2011.

Outrora subestimado, o estadual agregou neste ano mais valor. Não apenas pela comoção provocada pelas presenças de Renato Gaúcho e Falcão nas respectivas áreas técnicas gremista e colorada, mas também pela dupla eliminação na Taça Libertadores.

Com a rivalidade instigada pelo encontro de ídolos das torcidas, com a necessidade de conquistar o único troféu remanescente a ambos no calendário do primeiro semestre, o Campeonato Gaúcho transformou-se em marco zero para Grêmio e Inter alicerçarem boas esperanças às vésperas do Brasileirão.

O GLOBOESPORTE.COM acompanha todos os lances dessa partida em Tempo Real, com vídeos exclusivos. Leandro Vuaden é o árbitro, auxiliado por Altemir Hausman e Júlio César Santos.

O que está em jogo

Grêmio: confirmar a vantagem adquirida no jogo de ida. Mesmo no Estádio Beira-Rio, o Grêmio venceu por 3 a 2 no domingo passado, com dois gols de Júnior Viçosa e um de Leandro. Agora, em função do saldo qualificado como critério preponderante de desempate, o Grêmio pode até perder por 1 a 0 ou 2 a 1.

Inter: joga por uma vitória, pelo título gaúcho e pela conquista de paz para a largada do Brasileirão. Em momento de questionamentos, o time colorado quer pelo menos amenizar os efeitos da eliminação nas oitavas de final da Libertadores. Se voltar a perder, a contestação ao trabalho de Paulo Roberto Falcão explodirá de vez.

As escalações

Grêmio: Renato Gaúcho investe no mistério, por ele defendido como instrumento importante para desinformar o adversário. Todos os jogadores, mesmo os lesionados e os suspensos, foram convocados para a concentração iniciada na noite de sexta-feira.

Victor, Vilson e Lúcio estão recuperados de problemas físicos, e devem voltar ao time. Adilson também retorna, após cumprir suspensão no clássico passado. O Grêmio provável tem Victor; Mário Fernandes, Vilson, Rodolfo e Gilson; Fábio Rochemback, Adilson, Lúcio e Douglas; Leandro e Júnior Viçosa.

Inter: Falcão não tem o zagueiro Rodrigo, com problema muscular na coxa esquerda, e o atacante Rafael Sobis, com inchaço no joelho direito. Na zaga, o substituto deve ser Índio. Na frente, a tendência é por Oscar.

Com isso, a equipe provavelmente será configurada no 4-5-1, com Renan; Nei, Bolívar, Índio e Kleber; Bolatti, Guiñazu, Andrezinho, D’Alessandro e Oscar; Leandro Damião.

Fique de Olho

Grêmio: em dois Gre-Nais consecutivos, Júnior Viçosa marcou três gols e ofereceu ainda uma assistência para gol. Com a oportunidade recente, deixou o centroavante Borges na reserva, e ganhou crédito com a torcida.

Inter: o Inter precisa de gols no Olímpico para ser campeão gaúcho, e ter Leandro Damião no ataque é animador para os colorados. O centroavante tem 20 gols em 20 jogos em 2011. Dois deles foram marcados nos últimos Gre-Nais – um na decisão do returno, outro no primeiro jogo da finalíssima.

O que eles disseram

Renato Gaúcho, técnico do Grêmio: "Essa pequena e leve vantagem do Beira-Rio temos que esquecer. Temos que procurar o gol, respeitando o adversário, é um Gre-Nal e tudo pode acontecer. Mas, no final do jogo, dependendo do placar, de quanto falta, podemos aproveitar e tirar proveito da vantagem."

Paulo Roberto Falcão, técnico do Inter: “O futebol permite recuperações imediatas, ao contrário da vida. No futebol, é rápido. É isso que vamos tentar no domingo. É difícil, mas está longe de ser impossível”.

Números e Curiosidades

* Este é o Gre-Nal 387. Até então o Inter acumula 144 vitórias, contra 122 do Grêmio, e 120 empates.

* O Inter também lidera a artilharia do confronto, com 548 gols marcados; o Grêmio fez 511.

* Ano passado o Grêmio conquistou o Campeonato Gaúcho vencendo no Beira-Rio por 2 a 0 (gols de Rodrigo e Borges), e perdendo no Olímpico por 1 a 0, gol de Giuliano.

0 comentários:

Postar um comentário