sábado, maio 28, 2011

Liderado por Messi, futebol arte do Barça bate Manchester e leva o tetra

Pela quarta vez em sua história, no mítico Wembley, em Londres comandado pelo melhor do mundo Lionel Messi, que marcou o segundo gol e deu passe para o terceiro, o Barcelona veceu o Manchester United por 3 a 1 e conquistou a Liga dos Campeões. Não menos brilhantes do que o argentino, Pedro e David Villa marcaram os outros gols do triunfo catalão, que ainda contou com boas atuações de Xavi, Iniesta e Daniel Alves, na capital inglesa. Rooney fez o gol dos Diabos Vermelhos.

messi barcelona gol manchester united liga dos campeões (Foto: agência Reuters)Messi comemora o gol que praticamente garantiu o título, o segundo do triunfo por 3 a 1 (Foto: Reuters)

Josep Guardiola chegou ao seu décimo título na carreira, o terceiro na Liga dos Campeões - dois como treinador e um como jogador, na temporada 1991-1992.

Enquanto Manchester tenta diminuir espaços, Barça mantém posse de bola

Pedro comemora gol do Barcelona contra o Manchester na final da Liga (Foto: AFP)
Jogadores do Barcelona comemoram o gol
marcado por Pedro (Foto: AFP)

Nos primeiros minutos, o Manchester United fez uma forte marcação no Barcelona, que não conseguia sair do campo de defesa . O time catalão sentiu muita dificuldade para imprimir o ritmo de jogo que gosta, com toque e posse de bola. Messi era seguido de perto pelo sul-coreano Park, que levou vantagem sobre o rival nos primeiros lances do confronto.

O Manchester teve dois momentos de perigo em lançamentos longos. No primeiro, aos sete, Van der Sar bateu na bola no campo de defesa, e Rooney levou a melhor na corrida. Valdes se antecipou ao inglês e cortou no limite da grande área. Dois minutos depois, Chicharito quase aproveitou a indecisão de Piqué. Valdés salvou mais uma vez o Barcelona.

O Barça acordou a partir dos dez minutos. O time passou a ter maior posse de bola, a tocar no meio-campo para encontrar espaços na defesa do Manchester. E foi aí que surgiu a genialidade de Messi. O argentino lançou para Villa já dentro da área. O artilheiro da Copa do Mundo soltou a bomba, mas foi travado por Ferdinand.

O Barcelona seguiu com o domínio e teve uma chance clara de abrir o marcador aos 15. Após boa jogada de Messi e Dani Alves, Xavi recebeu pelo lado direito e cruzou para Pedro. O espanhol se antecipou aos zagueiros e deu um leve toque na bola, que passou à esquerda de Van der Sar, que já estava batido.

Quatro minutos depois, David Villa recebeu na entrada da área e soltou a bomba. A bola passou rente à esquerda de Van der Sar, que saltou atrasado. O atacante espanhol teve mais uma chance no minuto seguinte, aos 20. O artilheiro recebeu dentro da área e bateu cruzado para outra defesa do arqueiro holandês.

Tudo igual na etapa inicial: Pedro 1 x 1 Rooney

Aos 24, observando o domínio do Barcelona, Alex Ferguson deixou o banco de reservas e foi para a beira do gramado orientar os Diabos Vermelhos. Mas não adiantou. Dois minutos depois do escocês se levantar, o time catalão abriu o marcador. Xavi recebeu no meio-campo, esperou a entrada de Pedro no espaço deixado por Evra e colocou o atacante na cara de Van der Sar. O espanhol só teve o trabalho de tocar na saída do holandês: 1 a 0.

Parecia que o Barcelona teria mais tranquilidade para tocar a bola e chegar a um placar mais elevado. Porém, numa tabela entre Rooney e Giggs, que recebeu adiantado em relação aos defendores rivais, o inglês recebeu já dentro da área e tocou colocado à direita de Valdes, que se atirou na bola, mas não conseguiu evitar o empate. Festa do camisa 10, que comemorou com o conhecido carrinho no gramado: 1 a 1.

Após o gol, o Barça voltou a ter mais posse de bola. Aos 38, Iniesta soltou a bomba do meio-campo e Van der Sar defendeu no meio do gol. E ainda na etapa inicial, o time catalão teve mais uma oportunidade abrir vantagem. E que oportunidade. Aos 43, Messi lançou para Villa pelo lado direito da grande área. Completamente livre, o espanhol cruzou para o hermano, que se jogou na bola, mas não conseguiu tocar para o fundo da rede (assista no vídeo acima).


Para mais informações sobre a etapa final do jogo e sobre o título do Barça, clique no link abaixo:

www.globoesporte.globo.com

0 comentários:

Postar um comentário