domingo, maio 15, 2011

Santos x Corinthians: uma final e muitas rivalidades

Santos e Corinthians decidem neste domingo, na Vila Belmiro, quem será o campeão paulista de 2011. O clássico, mais do que uma final, reúne ainda uma série de ingredientes para esquentar uma rivalidade que anda muito acirrada.
O duelo põe, frente a frente, os dois últimos campeões estaduais e da Copa do Brasil (o Timão conquistou a "dobradinha" em 2009 e, em 2010, foi a vez do Peixe repetir o feito) e traz à tona várias peculiaridades e disputas individuais, que prometem alimentar ainda mais o clássico decisivo.
Confira abaixo:
Liedson x Elano
Os dois jogadores dividem a artilharia do Campeonato Paulista 2011, em circunstâncias adversas. Enquanto Elano é meia e sofre com a concorrência de Zé Eduardo, Neymar e Maikon Leite para marcar gols, Liedson só estreou pelo Timão na 6º rodada do torneio, contra o Ituano. Mesmo assim, os dois são os maiores goleadores da competição, com 11 gols. Na primeira final, no entanto, ambos passaram em branco.
Neste domingo, vale prestar atenção nas chances de Liedson e Elano na Vila Belmiro. Um gol pode definir os rumos da artilharia e, por conseguinte, do título estadual. Não bastasse a artilharia e o título,
Neymar x Chicão
Neymar e Chicão voltam a se enfrentar na Vila Belmiro, quase um ano após o zagueiro corintiano ficar irritado depois de levar um chapéu da Joia quando o jogo já estava parado. O episódio aconteceu em partida da primeira fase do Paulistão de 2010, que teve vitória do Peixe sobre o Corinthians por 2 a 1, no que foi, curiosamente, o último resultado positivo do Santos neste clássico.
Hoje, Chicão é o capitão do Corinthians, enquanto Neymar deixou de ser promessa e virou realidade. Para o capitão corintiano, o acontecimento marcou amadurecimento do craque santista, que, desde então, se reafirmou como um dos grandes jogadores do futebol brasileiro. Neste domingo, é hora do reencontro!
Santos quer espantar fantasmas corintianos de 2001 e 2009
Na semifinal do Campeonato Paulista de 2001, há 10 anos, Santos e Corinthians empatavam em 1 a 1 no estádio do Morumbi, até os 47 minutos da etapa final. Foi o momento exato em que o atacante Gil disparou pela esquerda, deixou André Luis no chão e enxergou Ricardinho livre na entrada da área. O meia-armador finalizou colocado, no canto direito do gol de Fábio Santos e decretou a passagem do Timão às finais do Paulistão daquele ano, contra o Botafogo de Ribeirão Preto. Caso empatassem, era o Santos quem levaria a vaga.
Oito anos depois, o Corinthians reafirmou o trauma ao bater o Peixe na Vila Belmiro por 3 a 1, na primeira partida das finais do Campeonato Paulista de 2009. O jogo contou com dois gols de Ronaldo, sendo um deles encobrindo Fábio Costa. O Fenômeno disputava sua primeira competição em seu retorno aos gramados brasileiros. Na partida de volta, Kleber Pereira até assustou os corintianos no Pacaembu, mas o Timão empatou e levou seu mais recente Campeonato Paulista.
Os santistas podem dizer que lavaram a alma no Campeonato Brasileiro de 2002, quando os Meninos da Vila deram um show na segunda final e trouxeram o caneco nacional pela primeira vez à Baixada Santista. Mas, no Campeonato Paulista, o Peixe ainda está devendo para o arquirrival. Será a hora de mudar este panorama dentro do Estado?
Muricy Ramalho x Tite
Outro atrativo desta final de Paulistão será a disputa travada no banco de reservas: trata-se do campeonato disputado à parte entre os experientes técnicos de Santos e Corinthians. Em 2010, Muricy Ramalho levou a melhor sobre o corintiano Tite, quando o santista ainda treinava o Fluminense, campeão brasileiro sobre o Timão. Na ocasião, Muricy cravou seu quarto título nacional, todos no sistema de pontos corridos. Mas, desta vez, é hora do técnico santista afastar o estigma de nunca conseguir vencer campeonatos disputados em mata-mata.
Já Tite, que conquistou a Copa Sul-Americana em 2008 com o Internacional, busca seu primeiro Campeonato Paulista, para acabar de vez com a desconfiança de torcida corintiana, que sofreu muito com a eliminação na Copa Santander Libertadores, em fevereiro.

O maior campeão x ameaça constante
O Corinthians tem 26 títulos estaduais e é, portanto, o time paulista mais vitorioso na competição. Só que o Timão já enxerga o Peixe no espelho do retrovisor. É que o time da Vila Belmiro, caso conquiste o título neste domingo, chega ao quarto êxito em um intervalo de apenas seis anos e alcança seu 19º Campeonato Paulista.
Em 2006, 2007 e 2010, o Santos também faturou o Estadual. A não ser por 2008, quando o Palmeiras levou a taça, e 2009, quando o próprio Corinthians brecou o tricampeonato do rival da Baixada, o Peixe praticamente monopolizou a competição nas últimas seis edições. Para consolidar esta imagem, um título neste domingo vem a ratificar o Santos como o mais recente bicho-papão do Campeonato Paulista. E que venha a final!

Fonte:Lancenet

0 comentários:

Postar um comentário