terça-feira, setembro 20, 2011

#DiadoPalmeiras

Matéria especial do Lancenet!,pelo 20 de setembro dia em que o Palestra Itália saía de cena e passava a ser chamado por Palmeiras confira...
Tela "Arrancada Heróica"



Depois de 69 anos, a lembrança contínua límpida na cabeça dos torcedores palmeirenses. Afinal, foi no dia 20 de setembro de 1942 que o Palestra Itália deixaria de existir para dar lugar ao Palmeiras. O episódio então ficaria marcado na história do clube como "Arrancada Heróica".
No ano em que ainda eclodia a Segunda Guerra Mundial, o então presidente Getúlio Vargas, por meio de um decreto-lei, obrigou todas as instituições esportivas que tivessem nomes estrangeiros a mudar suas nomenclaturas. E foi então que o Palestra Itália passou a se chamar Palestra de São Paulo. Lembrando que o Brasil, naquela época, se manteve ao lado dos países aliados (liderados por Inglaterra e Estados Unidos).
A denominação, no entanto, não agradou ao Governo Federal. A cúpula alviverde se reuniu novamente e, no dia 18 de setembro de 1942, radicalizou. A palavra "Palestra" deixaria de existir, assim como o vermelho da camisa, e manteria a letra "P". O novo nome então seria "Palmeiras", homenagem à Associação Atlética das Palmeiras, antiga equipe que desde 1914 mantinha relação de amizade e respeito.
Durante este mesmo ano, Palmeiras e São Paulo tinham equipes fantásticas e disputavam acirradamente o título pelo Campeonato Paulista. Com chances de igualitárias de ser campeão, ambas equipes se enfrentaram no estádio Paulo Machado de Carvalho, o Pacaembu, no dia 20 de setembro.
Ao adentrar os gramados do estádio, guiados pelo militar Adalberto Mendes, os palmeirenses carregaram uma enorme bandeira do Brasil, o que provocou o silêncio dos presentes. Silêncio que logo se transformara em uma calorosa e extensa salva de palmas para o clube que era tido como "inimigo da pátria".
Com a bola rolando, o Palmeiras vencia por 3 a 1, quando teve o árbitro assinalou pênalti, após o zagueiro tricolor Virgílio cometer falta em Og Moreira dentro da área. Inconformados, os são-paulinos decidiram protestar e abandonaram o campo. Minutos depois, o árbitro apitou o fim da partida.
A vitória apenas confirmava: "O Palestra Itália morrera líder, mas o Palmeiras já nascia campeão". O gesto conhecido como "Arrancada Heróica" atualmente batiza uma passarela localizada na Avenida Antártica, próximo ao estádio Palestra Itália, e a criação do "Dia do Palmeiras" aprovado Câmara Municipal de São Paulo, em 2005.

FICHA TÉCNICA
Competição: Campeonato Paulista/1942
Jogo: Palmeiras 3 x 1 São Paulo
Data: 20/09/1042 - Horário: 16h00
Local: Estádio do Pacaembu, em São Paulo/SP
Árbitro: Jaime Janeiro Rodrigues
Expulsão: Virgílio (São Paulo)
Gols: Cláudio Pinho aos 20, Waldemar de Brito aos 23 e Del Nero aos 43 minutos do primeiro tempo. Echevarrietta aos 15 da etapa final
Palmeiras - Oberdan; Junqueira e Begliomini; Zezé Procópio, Og Moreira e Del Nero; Cláudio Pinho, Waldemar Fiúme, Lima, Villadoniga e Echevarrietta. Técnico: Del Debbio.

São Paulo - Doutor; Piolim e Virgílio; Lola, Noronha e Silva; Luizinho Mesquita, Waldemar de Brito, Leônidas, Remo e Pardal. Técnico: Conrado Ross.

0 comentários:

Postar um comentário