sábado, novembro 12, 2011

São Paulo quebra jejum, Fabuloso marca dois e Avaí cai pra lanterna

Os são-paulinos precisam agradecer muito a Luis Fabiano. O artilheiro, com dois gols, quebrou a monotonia que pairava sobre o Morumbi, neste sábado à noite, e garantiu a vitória de sua equipe sobre o Avaí, por 2 a 0, pela 34ª rodada do Campeonato Brasileiro. Foram os dois primeiros gols do Fabuloso no Brasileiro, que levaram o Tricolor, momentaneamente, ao sétimo lugar, com 53 pontos, e a sonhar novamente com uma vaga na Libertadores. Além disso, foi a primeira vitória são-paulina sob o comando de Emerson Leão em quatro jogos e o primeiro triunfo do time após nove jogos.

Já a situação da equipe catarinense é desesperadora: foi ultrapassada pelo América-MG, que venceu o Fluminense, e caiu para a última posição. Com 29 apontos, está seis atrás do Ceará, primeiro time além da linha vermelha e que joga neste domingo (recebe os reservas do Santos, no Presidente Vargas).

Luis Fabiano comemora gol do São Paulo (Foto: Idário Café / Vipcomm)Fabuloso comemora o primeiro de seus dois gols na partida (Foto: Idário Café / Vipcomm)

Deu sono

Uma defesa impressionante de Rogério Ceni, aos 17, em cabeçada de Pedro Ken. Só isso. O primeiro tempo do confronto apresentou apenas esse lance inspirado. No mais, chutões para o alto, passes tortos, furadas. São Paulo e Avaí pareciam ter combinado uma tortura coletiva nas pessoas que foram ao Morumbi, neste sábado à noite.

O time catarinense, lutando contra o rebaixamento, chegou a acuar o São Paulo, criando algumas chances (como o lance salvo por Rogério), mas falhando no passe final: Robinho, por exemplo, tinha espaço para jogar, mas chegava perto da área e se livrava da bola. Mesmo podendo ameaçar, a equipe visitante acabou tropeçando em suas limitações.

Já o Tricolor, mais uma vez, apresentou uma pasmaceira que parece ter se tornado crônica. Mesmo tendo jogadores de qualidade mais do que comprovada, o time comandado por Emerson Leão não conseguiu assustar o adversário. Sem um meia para criar jogadas, o time isola seu trio ofensivo: Dagoberto, Luis Fabiano e Lucas corriam de um lado para o outro, totalmente descoordenados. O goleiro Felipe, do Avaí, praticamente não era exigido.

Ao fim da primeira etapa, vaias para o time da casa. Luis Fabiano, ouvindo a reclamação das arquibancadas, não foi capaz de sequer esboçar uma explicação na saída para o intervalo.

- É impressionante. Sinceramente, não dá para explicar, não...

Fabuloso desencanta

Luis Fabiano comemora gol do São Paulo (Foto: Idário Café / Vipcomm)Atacante fez seus dois primeiros gols no Brasileirão
(Foto: Idário Café / Vipcomm)

Não havia necessidade para o São Paulo seguir atuando com três zagueiros, pois o Avaí tinha apenas um jogador avançado, o atacante Caíque. O técnico Emerson Leão percebeu isso e sacou Luis Eduardo, colocando o atacante Fernandinho em seu lugar. O São Paulo ganhou mais um jogador na frente, mas o problema continuava: quem armaria as jogadas?

Fernandinho pegava a bola e avançava pela esquerda, correndo, driblando, mas sem passar a bola para os companheiros. Parecia que não havia solução para o Tricolor. Foi aí que prevaleceu o talento. Aos 14 minutos, Lucas recebeu pela esquerda e partiu em velocidade em direção ao gol, numa bela arrancada, até que foi derrubado na área. A bola ficou com Luis Fabiano, que girou e chutou, contando com a ajuda do desvio da zaga.

O Avaí, que voltou para o segundo tempo adormecido, sentiu o baque. O São Paulo se aproveitou. Aos 19, Cícero, que jogou de lateral-esquerdo neste sábado, cruzou na área. Willian José dividiu com o zagueiro e a bola sobrou para Luis Fabiano. O artilheiro, de cabeça, escorou para o gol, fechando o placar. Foram os dois primeiros gols de Fabuloso no Brasileirão e o terceiro desde que retornou ao clube - ele já havia marcado outro contra o Libertad-PAR, pela Copa Sul-Americana.

O time catarinense queria mostrar que não estava morto. Aos 28, em jogada de escanteio, novamente Pedro Ken, de cabeça, obrigou Rogério e praticar outra bela defesa. Não passou de um lampejo do lanterna, porém. O São Paulo tinha o domínio da partida e espaço para criar jogadas, mas parou mesmo nos 2 a 0. Graças ao Fabuloso.

1 comentários:

Rafael Luiz da Silva disse...

felipe amigo, da uma resposta ai, o meu banner ta errado ai, eu mudei aqui, abraço.

Postar um comentário