terça-feira, dezembro 13, 2011

Depois de muito tempo, NBA encerra locaute e temporada 2011/2012 começará no dia 25 de dezembro

Depois de mais de cinco meses, o locaute da NBA terminou. Os jogadores e os proprietários de times acertaram acordo trabalhista por 10 anos, e foi anunciado que a temporada vai começar no dia 25 de dezembro, com cinco partidas. Um dos jogos será entre o atual campeão, o Dallas Mavericks, e o Miami Heat.
Principal ponto discutido, a divisão da receita mudou. Os jogadores, que antes recebiam 43%, agora vão passar a ganhar 51,15% na temporada 2011/2012. Nos próximos anos, será entre 49% e 51%, e 1% do total irá para um novo fundo de benefícios a ex-jogadores.

Outra mudança foi em relação aos tetos salariais. As equipes que excederam o limite pagarão taxas mais altas a partir de 2012/2013.

A NBA estava em locaute desde o fim de junho, adiando o começo da temporada, que deveria ter começado no início de novembro. O termo "locaute" é usado para representar a situação em que as equipes proíbem seus atletas de trabalhar ou usar as dependências dos clubes.

A temporada regular 2011/2012 vai ser mais curta. Cada equipe vai disputar apenas 66 partidas até os playoffs, em vez de 82 - em 1999, por exemplo, a temporada só começou em janeiro, depois de um locaute, e teve 50 jogos por time.

Jogos do dia 25 de dezembro:
New York Knicks x Boston Celtics
Dallas Mavericks x Miami Heat
Los Angeles Lakers x Chicago Bulls
Oklahoma City Thunder x Orlando Magic
Golden State Warriors x Los Angeles Clippers

Negociações:

Junto com o início da temporada vem também as negociações, e a primeira movimentação foi dos Lakers. O time de Los Angeles teve interesse em trazer o armador Chris Paul, em troca do ala-pivô Pau Gasol, que iria para o New Orleans Hornets, time de Chris Paul. Se a troca fosse realizada, o Hornets iria repassar Pau Gasol para o Houston Hockets, para conseguir então o argentino Luis Scola, Kevin Martin e Goran Dragic.
Mas essa "mega troca" entre os três clubes não foi possível. Foi gerado protesto na maioria dos proprietários de equipe, que pediram que o comissário da NBA, David Stern, intervisse no assunto. As equipes defendiam um modelo econômico, apresentado pelo próprio Stern, que impede que a competitividade da Liga fique desequilibrada com estrelas demais num só time, o que fez com essa grande negociação fosse vetada.
Mas depois disso, o Los Angeles Lakers apresentou uma nova proposta, oferecendo agora, além de Pau Gasol, o outro ala-pivô Lamar Odom. Com isso, o veto foi retirado e as três equipes ficam perto de novo de conseguir seus jogadores.
Há outras negociações, como por exemplo o pivô Dwight Howard, liberado pelo Orlando Magic para conversar com outras equipes, como New Jersey Nets, Dallas Mavericks e principalmente o LA Lakers.

0 comentários:

Postar um comentário