sábado, dezembro 31, 2011

Retrospectiva 2011 - Parte Final: O Melhor do Ano


Na parte final da nossa retrospectiva, trazemos para vocês, tudo o que de melhor ocorreu nesse ano. Apesar de coisas ruins terem acontecido, deve-se sempre manter o foco nas coisas boas, e é isso que vamos fazer em mais uma parte dessa retrospectiva.

O Melhor de 2011:

* Surge uma nova escola de Futebol: O futebol da Seleção Holandesa de 1974 que encantou o mundo, veio a tona de novo, desta vez comandado por Lionel Messi, Andrés Iniesta, Xavi, Pep Guardiola e companhia. O técnico do time catalão implantou em seu time uma filosofia de jogo coletivo, valorizando a posse da bola já usada pela Holanda em 74, pelo Brasil em 70 e 82 e aprimorou essa filosofia de acordo com seu time. O Barcelona vem mostrando que é possível jogar de modo objetivo e jogar bonito. Com isso vem conquistando cada vez mais títulos como Campeonato Espanhol,  Mas vem principalmente ensinando a como jogar futebol, ou no caso dos brasileiros, nos ensinando como recuperar o futebol que praticávamos e que se perdeu ao longo da história.

A América se veste de Branco e Preto novamente depois de 48 anos: Depois de uma grande temporada em 2010, o Santos realizou o sonho de retornar à disputa da Taça Libertadores da América. Considerada uma das gerações mais vitoriosas de Meninos da Vila, o título da América era um dos poucos que faltava para o grupo liderado pelos craques Neymar e Paulo Henrique Ganso. Mas o começo da competição não foi bom. Nos três primeiros jogos nenhuma vitória. Mas depois da chegada de Muricy Ramalho, o time se acertou, foi passando de fase em fase até a final, que coroou o time com o Tricampeonato da Libertadores e sagrando a essa geração que começou em 2010 como a mais vitoriosa desde a "Era Pelé".

Reclamações, recuperação, título. Um ano com cara de Corinthians: Os corintianos começaram o ano de um jeito que nem o mais pessimista deles imaginava. Eliminação na Pré-Libertadores, Roberto Carlos deixando o clube, Ronaldo se aposentando, protesto contra a diretoria e contra o técnico. Mas, espera aí, essa parte da retrospectiva não é sobre o melhor do ano? Então vamos falar do que fez isso passar. Grande campanha no Brasileirão, queda de produção, voltaram as reclamações. Mas isso é o Corinthians. O time se recuperou diante das dificuldades, voltou à liderança e conquistou o Pentacampeonato do Brasileirão, um título que com certeza apagou um começo de ano que todos queriam esquecer.

Após 15 anos de espera, Basquete Brasileiro volta aos Jogos Olímpicos: Nossa última participação tinha sido em Atlanta-96. Nosso basquete ficou fora das Olimpíadas por 15 anos. Não poderíamos deixar passar dessa vez. Comanda por Rubens Magnano e com muitas estrelas como Alex, Marcelinho Machado, Marcelinho Huertas, Tiago Splitter, com muitas promessas para o futuro e mesmo sem Leandrinho e Nenê, que de certa forma se recusaram a disputar a fase classificatória(nada mais justo agora que fiquem de fora também das Olimpíadas, segundo o próprio Magnano disse), a seleção conseguiu a vaga para Londres 2012 após vencer a Republica Dominicana na semifinal da Copa América. 

Vettel passa voando por seus adversários e se torna o mais jovem Bicampeão da Fórmula 1

(Deixe seu comentário, falando que outros fatos foram marcantes, já que aqui estão citados apenas alguns).

Seleção dos Melhores do Ano:
Esse ano foi marcado por grandes craques. São tantos que um só time não é o bastante para representar tantos bons jogadores que apareceram, por isso fizemos dois times com os melhores do ano, veja só:

Time 1:

- Goleiro: Neuer (Bayern de Munique);
- Zagueiros: Piqué (Barcelona) e Vidic (Manchester United);
- Laterais: Daniel Alves (Barcelona) e Marcelo (Real Madrid);
- Volante: Sergio Busquets (Barcelona)
- Meias: Xavi e Iniesta (Barcelona);
- Atacantes: Messi (Barcelona), Cristiano Ronaldo (Real Madrid) e Neymar (Santos).

Time 2:


- Goleiro: Victor Valdes (Barcelona);
- Zagueiros: Thiago Silva (Milan) e Puyol (Barcelona);
- Laterais: Lahm (Bayern de Munique) e Fabio Coentrão (Real Madrid);
- Meias: David Silva, Nasri (Manchester City) e Ozil (Real Madrid);
- Atacantes: Aguero (Manchester City), Cavani (Napoli) e Rooney (Manchester United).

Time 3:

- Goleiro: Casillas (Real Madrid);
- Zagueiros: Hummels (Borussia Dortmund) e Kompany (Manchester City);
- Laterais: Sergio Ramos (Real Madrid) e Abidal (Barcelona);
- Meias: Fabregas (Barcelona), Schweinsteiger (Bayern de Munique) e Mário Gotze (Borussia Dortmund);
- Atacantes: David Villa (Barcelona), Muller (Bayern de Munique) e Luis Suarez (Liverpool).

E por fim, o técnico que merece estar nos três times, Pep Guardiola.
 

Diferentemente do time dos Piores do Ano, os jogadores dos três times dos Melhores do Ano nem precisam de justificativa, pois todo mundo já sabe muito bem porque eles estão aí. São grandes jogadores, sem comentários, que merecem essas vagas.

Deixem seus comentários falando quem mais vocês acham que merecia estar nessas seleções.

Bom, é isso. Dessa forma encerramos a nossa retrospectiva e também o ano com essa última postagem. Agradecemos a todos os nossos leitores e parceiros. E em 2012, voltamos para trazer sempre todas as informações do esporte no Brasil e no Mundo. Obrigado e até 2012 !!! 

0 comentários:

Postar um comentário