quinta-feira, maio 19, 2011

Avaí esfria o caldeirão de São Januário e empata com o Vasco

Depois do 0 a 0 com o Náutico e do 1 a 1 com o Atlético-PR, o Vasco completou mais um jogo sem vencer em casa pela Copa do Brasil. Nesta quarta-feira, sem inspiração no ataque diante do grande público em São Januário, o time de Ricardo Gomes empatou em 1 a 1 com Avaí, com um gol de pênalti de Diego Souza no último lance da partida. Agora, o time catarinense joga por um empate sem gols no jogo de volta, quarta-feira que vem, em Florianópolis, para alcançar a final da competição pela primeira vez na sua história. O gol no fim acabou animando a torcida vascaína, que deu o tradicional grito "O Vasco é o time da virada, o Vasco é o time do amor", numa prova da confiança de um resultado melhor no Sul. Para se classificar, o Vasco precisa de uma vitória simples ou um empate por dois ou mais gols. O placar de 0 a 0 ou vitória do Avaí classifica os catainenses. Um novo 1 a 1 leva a decisão para os pênaltis.

Antes do duelo de volta, o Vasco estreia no Campeonato Brasileiro sábado, contra o Ceará, às 18h30m (Horário de Brasília), em Fortaleza, enquanto o Avaí visita o Flamengo, no mesmo dia e hora, em Macaé.

O Vasco começou o jogo criando uma ótima chance. Logo no primeiro minuto, Éder Luis recebeu no bico da área pela direita e atraiu dois zagueiros, que acabaram deixando Alecsandro livre na cara do gol. Éder pensou rápido e tocou para Alecsandro. O centroavante passou um pouco da linha da bola e preferiu rolar para Diego Souza. O meia bateu de primeira e Marcinho Guerreiro se esticou todo para tirar a bola de cabeça quase em cima da linha.

Vasco cria várias oportunidades

Marcando firme no ataque, o Vasco não demorou para criar outra boa chance. Foi aos 10 minutos, quando Felipe arriscou um foguete de longe e obrigou o goleiro Renan a se esticar todo para mandar para escanteio. Mas o Avaí também era perigoso. Aos 12, Marquinhos Gabriel foi lançado nas costas de Dedé, invadiu a área e cruzou para William. O atacante dominou e armou o chute, mas Anderson Martins conseguiu um carrinho fundamental para evitar o gol do Avaí. Dois minutos depois, a defesa vascaína voltou a bater cabeça. Julinho aproveitou e, livre, levou para o pé direito e chutou da entrada da área, com perigo, por cima do gol.

Empurrado pela torcida, o Vasco seguiu firme na marcação sob pressão. O Avaí encontrava muitas dificuldades de sair jogando. E, aos 21, o time da casa quase abriu o placar. Alecsandro saiu da área para pegar uma sobra e cruzou bem para a cabeçada de Anderson Martins rente à trave esquerda. Um minuto depois, Felipe teve boa chance ao pegar rebote de primeira, mas Revson cortou de cabeça. O jogo era tenso. Por mais que estivesse próximo de abrir o placar, o Vasco via o Avaí levando perigo. Aos 25, após cobrança de escanteio, a bola bateu no braço de Dedé e os jogadores do time catarinense pediram pênalti, mas a arbitragem mandou o jogo seguir.

Passada e empolgação inicial, o Vasco teve dificuldade para colocar a bola no chão. Abusando das jogadas individuais sem sucesso, principalmente com Diego Souza, e dos passes errados que tinham em Felipe o maior foco, o time cruz-maltino sofria com um Avaí bem postado na defesa. Os visitantes ainda conseguiram uma boa chance, aos 45, em chute de Bruno de dentro da área que explodiu no corpo de Anderson Martins.

Logo no início do segundo tempo, os vascaínos pediram pênalti num puxão na camisa de Ramon na área, mas Wilson Luiz Seneme mandou o jogo seguir. O time de Ricardo Gomes voltou ainda mais decidido a abrir o placar. Com velocidade, as chances eram criadas uma a uma, mas a zaga do Avaí sempre aparecia para cortar as finalizações. Aos nove, no entanto, Diego Souza buscou o espaço e chutou com muito perigo.

Alguns torcedores passaram a pedir Élton e, aos 17, Alecsandro foi lançado na frente e finalizou no corpo do goleiro Renan, que saiu bem. Foi o último lance do camisa 9 no jogo. Logo depois, Ricardo Gomes colocou Élton no lugar dele, numa tentativa de tirar o zero do placar.

Visitantes ameaçam e Fernando Prass defende com a perna

A partir dos 20 minutos, o Vasco passou a ir mais na vontade, deixando a organização de lado. Diego Souza arriscou uma jogada individual e deixou meio time do Avaí para trás antes de cruzar na medida para Élton, que pegou de primeira e mandou para fora.

Mas os visitantes estavam dispostos a aprontar. Tanto que, aos 22, Marquinhos Gabriel cruzou e William cabeceou para baixo, obrigando Fernando Prass a fazer grande defesa com a perna direita. Aos 24, Ricardo Gomes tentou a segunda cartada trocando Éder Luís por Bernardo.

E, definitivamente, a rede não queria ser balançada. Aos 28, Alan e Ramon chegaram bem ao ataque e arriscaram chutes. O primeiro parou na boa defesa do goleiro Renan. O segundo passou perto, para fora.

Gol de pênalti no último lance do jogo

Silas só fez a primeira alteração aos 32 minutos, com Robinho no lugar de Felipe. E o Avaí, enfim, conseguiu aprontar. Foi aos 35, quando Julinho recebeu do lado esquerdo da área, deu lindo corte em Alan e bateu com o pé direito no canto, abrindo o placar: 1 a 0.

Em desvantagem no placar, o Vasco partiu com tudo em busca do empate. Aos 39, Ramon foi lançado na área e caiu após ser derrubado com por Renan, mas o juiz nada marcou. Aos 47, no entanto, Élton se enroscou na área com Gustavo Bastos, e o árbitro marcou um pênalti muito menos claro do que o não assinalado anteriormente. Na cobrança, Diego Souza bateu para deixar tudo igual. Final: 1 a 1.

0 comentários:

Postar um comentário