domingo, maio 08, 2011

XV de Piracicaba 2 (4) x (2) 2 Guarani - 18 mil vozes gritam é campeão!


Piracicaba, SP, 07 (AFI) - Atrás do marcador durante boa parte da partida, o XV de Piracicaba, apoiado por mais de 18 mil pessoas, conseguiu encerrar um jejum de 16 anos sem levantar um título. Na noite deste sábado, o Nhô Quim empatou com o Guarani, no tempo normal, por 2 a 2, mas venceu nos pênaltis, por 4 a 2, no Estádio Barão de Serra Negra, em Piracicaba.

 
Um dos grandes destaques da partida foi o goleiro Wanderson, que defendeu duas penalidades. A última vez que o Nhô Quim havia conquistado um caneco foi em 1995, quando sagrou-se campeão da Série C. Ainda, a equipe sagrou-se campeão da divisão pela quinta vez (1947, 1948, 1967, 1983 e 2010). Além do título, o time piracicabano faturou 100 mil reais de premiação e o Guarani 50 mil.
Primeiro tempo
O Guarani entrou em campo com água gelada correndo nas veias. Os jogadores bugrinos pouco sentiram a presença de mais de 18 mil torcedores do XV no estádio e como se estivesse jogando dentro de casa dominou os primeiros minutos de jogo, conseguindo, inclusive, abrir o placar.
Logo aos sete minutos, Rodrigo Paulista cobrou falta pelo lado esquerdo de ataque em direção ao gol. A bola acertou o ângulo do goleiro Wanderson, Um golaço. Porém, o meia bugrino contou com a ajuda do camisa 12 quinzista, que ficou no meio do caminho esperando o cruzamento.
Depois do gol, o XV de Piracicaba foi para cima, atacando na maioria das vezes sempre pelo lado direito do ataque nas costas de Carlinhos e de Aislan. Porém, o Nhô Quim não conseguia furar o bloqueio brugrino, que fazia uma boa partida. Só que aos 21 minutos, um fato mudou toda história da partida.
O melhor jogador do Guarani em campo, não só pelo gol, mas porque comandava o meio-campo bugrino e ditava o ritmo do jogado, Rodrigo Paulista fez falta dura na lateral do campo e acabou expulso pelo árbitro Marcelo Aparecido Ribeiro de Souza. Com um a mais o Nhô Quim aumentou a pressão e conseguiu empatar.
Aos 33 minutos, a defesa conseguiu recuperar a bola no campo de defesa e ligou com Ricardinho. O maestro do time piracicabano encontrou Adilson na intermediário. O artilheiro da equipe na Série A2 limpo a marcação e arriscou de perna esquerda. A bola quicou no gramado, ganhou velocidade e não deu chances ao goleiro Emerson. A virada só não veio em seguida, pois o goleiro bugrino defendeu chute forte de Ceará.

O momento do Guarani não era bom, mas o time foi aguerrido e não se intimidou, mantendo a marcação adiantada no campo de ataque. Com isto, aos 41 minutos conseguiu passar a frente do marcador. Chiquinho pressionou o adversário, conseguiu recuperar a bola e lançar Marcos Denner na intermediária. O atacante contou com a falha de Everton, dominou e encheu o pé, sem chances de defesa para Wanderson.
Segundo tempo
Como já era esperado, o XV de Piracicaba voltou a campo com uma postura mais ofensiva e pressionava o adversário. Logo aos sete minutos, Adilson desperdiçou a primeira oportunidade ao chutar por cima do gol de Emerson, dentro da área. Em seguida, foi a vez do Guarani não conseguir marcar. Em contra-ataque, Dadá arrancou e chutou torto, para desespero de Fabinho, que estava livre do outro lado.
A partir deste cenário, a partida teve esta toada. O time da casa pressionava e levava perigo ao gol de Emerson em chutes de fora da área. Por outro lado, o Guarani também era perigoso, principalmente, com a velocidade de Dadá, Fabinho e Marcos Denner.
Com o passar do tempo, Emerson, goleiro do Guarani, foi se tornando o principal personagem do jogo. Aos 20 minutos, o ídolo da torcida bugrina impediu chance clarissíma de Paulinho, que recebeu livre de marcação dentro da pequena área e na hora do chute foi abafado pelo camisa um adversário.
Em contra-ataque rápido, Fábio venceu Luiz Gustavo em velocidade e bateu forte. Emerson conseguiu fazer a defesa, mas deu rebote, que caiu na cabeça de Adilson, que apenas escorou para o fundo do gol.
Depois de muito pressionar, o ataque do Nhô Quim conseguiu vencer o duelo com o goleiro Emerson. Aos 31 minutos, em uma bola espirrada, Paulinho venceu Luiz Gustavo na corrida, invadiu a área, e bateu forte.
O goleiro do Guarani fez outra grande defesa, mas desta vez deu rebote na cabeça de Adilson, que apenas escorou para o fundo do gol. A virada só não veio no minuto seguinte, pois Emerson impediu finalização de Fábio Santos, em outro erro de Luiz Gustavo.

Quanta emoção!
Com o empate no tempo normal, a partida foi para a prorrogação. Logo no primeiro tempo, o XV perdeu boa chance com Paulinho, que passou por dois marcadores e bateu rasteiro no canto esquerdo baixo de Emerson, tirando tinta do poste. No final da prorrogação, Everton fez falta no meio-campo e como já tinha recebido cartão amarelo, foi expulso.
A decisão do título foi para os pênaltis. Wanderson defendeu a primeira penalidade do Guarani em cobrança de Dadá. Na terceira cobrança do XV, Paulinho acertou o cantinho direito e o goleiro Emerson foi buscar empatando para o Bugre. Em seguida o camisa 12 quinzista pegou mais um pênalti em cobrança de Carlinhos. Na cobrança seguinte, o ídolo da torcida no Nhô Quim marcou e deu o título ao time piracicabano.
Ficha Técnica
XV de Piracicaba 2 (4) x (2) 2 Guarani
Local: Estádio Barão de Serra Negra, em Piracicaba
Público: 18.693 pagantes
Renda: R$ 301.400,00
Árbitro: Marcelo Aparecido Ribeiro de Souza
Assistentes: Marcio Luiz Augusto e Marco Antonio Gonzaga da Silva
Cartões amarelos: Everton, Marlon, Ceará, André Cunha (XV de Piracicaba); Aislan, Fabinho, Dadá (Guarani)
Cartão vermelho: Everton (XV de Piracicaba); Rodrigo Paulista (Guarani)
Gols: Adilson, aos 33'/1T e 31'/2T (XV de Piracicaba); Rodrigo Paulista, aos 7'/1T e Marcos Denner, aos 41'/1T (Guarani)
XV de Piracicaba
Wanderson; Vinicius Bovi, Everton, João Paulo (Marlon) e Ceará; Gláuber, Diego Araújo (Fábio Santos), Rodolfo (Paulinho), André Cunha e Ricardinho; Adílson
Técnico: Moisés Egert
Guarani
Emerson; Aislan, Aílson e Neto; Chiquinho (Thiago Maciel), Carlos (Bruno Rangel), Dadá, Rodrigo Paulista e Carlinhos; Marcos Denner (Luiz Gustavo) e Fabinho.
Técnico: Vílson Tadei

0 comentários:

Postar um comentário