terça-feira, abril 12, 2011

Estatisticas mostram que Verdão tem a melhor zaga do mundo


Confira a matéria do LANCENET falando sobre a "defesa que ninguem passa" do Verdão
Imbatível. Impenetrável. Impressionante. Esses são apenas alguns adjetivos que podem ser usados para falar sobre o desempenho da zaga do Palmeiras em 2011. Mas existe uma expressão mais realista: a melhor defesa do mundo!
Pode parecer exagero, mas é isso mesmo. Após ser vazado apenas oito vezes em 21 compromissos (média de 0,38 por jogo), o Verdão não tem apenas o principal desempenho defensivo do Brasil nesta temporada. Comparados com as melhores defesas das principais ligas do futebol mundial, os palmeirenses estão na primeira colocação.
Com Deola, Danilo e Thiago Heleno entre os titulares, o Alviverde não deve nada, nos números, para Casillas, Ricardo Carvalho e Pepe, do badalado Real Madrid (confira a comparação clicando aqui).
O desempenho do Palmeiras é tão bom que um outro número até chega a passar despercebido. A equipe não sofreu gols nas últimas quatro partidas (contra Linense, Bragantino, Santos e Grêmio-PP). É o recorde do time no ano.
– É uma estatística boa. Mas para o goleiro, é uma coisa muito supérflua. Não estou preocupado se vou ser menos vazado ou não. Mesmo assim, minha zaga tem me ajudado e não estamos tomando os gols. Assim, pelo menos o empate já está garantido – afirmou o goleiro Deola.
– É uma marca legal ficar tantos jogos sem ser vazado. Mas tenho de ajudar o time. Não me preocupo com estatísticas pessoais – completou.
Até o momento, apenas uma equipe conseguiu marcar duas vezes no Verdão. E não foram os rivais São Paulo ou Corinthians. Na verdade, o Comercial-PI é o grande algoz. No entanto, os gols saíram em jogos diferentes, ambos pela Copa do Brasil (triunfos alviverdes por 2 a 1 e 5 a 1).
Com um desempenho tão efetivo da defesa, o Verdão busca outras metas. Se já é o melhor do mundo na zaga, falta repetir isso com os títulos. Vai dar para chegar nessa marca?
Leia entrevista exclusiva com Thiago Heleno
L!: A defesa do Palmeiras tem ótimos números. Tecnicamente, é mesmo a melhor do Brasil?
THIAGO HELENO: No momento está registrado isso, mas sabemos que é coisa de momento mesmo, não podemos nos iludir. Temos de trabalhar bastante para nos mantermos como a melhor, não do Brasil, temos humildade. Mas reconhecemos que é trabalho, buscamos nosso espaço e estamos conseguindo.
L!: A média de gols sofridos é menor do que a de times como Arsenal, Real Madrid e Barcelona. É possível fazer algum tipo de comparação com eles?
T.H: É tudo diferente. No nosso caso, o momento é bom e temos de aproveitar. Vida de jogador é curta, cheia de altos e baixos, temos de curtir essa fase porque amanhã isso tudo pode passar.
L!: Qual o segredo da defesa?
T.H: O esquema de Felipão e a doação de todos, que estão se entregando, ajudando, com humildade de correr atrás de bolas perdidas. Vem dando certo, mas temos de aperfeiçoar, trabalhar o que Felipão nos pede. Agora afunila, não podemos errar nada.

L!: Teme que, com a saída de Danilo no meio do ano, a defesa perca a segurança conquistada?
T.H: Ficamos tristes porque ele está indo embora, temos entrosamento, mas temos consciência de que quem vai ficar tem qualidade: Leandro Amaro, Maurício Ramos e outro que deve chegar. E fico feliz por Danilo.
Defensores verdes
Confira o desempenho deles em 2011:
Deola    
16 jogos e 5 gols sofridos

Marcos    
3 jogos e 2 gols sofridos

Bruno   
2 jogos e 1 gol sofrido

Danilo    
16 jogos e 1 gol marcado

Thiago Heleno
15 jogos e 3 gols marcados

Leandro Amaro
6 jogos e nenhum gol

Maurício Ramos 
16 jogos e nenhum gol

0 comentários:

Postar um comentário