quarta-feira, março 09, 2011

Santos x Portuguesa - Clássico de reencontros na Vila Belmiro

Santos x Portuguesa - Clássico de reencontros na Vila Belmiro
Jorginho e Diogo voltam a enfrentar equipes que os projetaram ao futebol
Santos, SP, 08 (AFI) - A partida entre Portuguesa e Santos, nesta quarta-feira, às 21h50, pela 12ª rodada do Campeonato Paulista, marcará o reencontrou de dois personagens contra seus ex-clubes. Pelo lado luso, Jorginho, comandante do time paulistano, enfrentará o clube que o projetou para o cenário nacional pela segunda vez. Pelos Alvinegro, Diogo encara também fará sua estreia com seu ex-time.
Revelado nas categorias de base da própria Portuguesa, Jorginho foi o autor do gol de número 10.000 do Santos, clube pelo qual jogou por seis anos, conquistando a Copa Conmebol de 1998 com a camisa do Peixe. Em 2009, quando comandou o Palmeiras por algumas rodadas do Campeonato Brasileiro, Jorginho ficou no empate por 1 a 1, com o Peixe. No segundo turno, Muricy Ramalho já comandava o Verdão. No ano seguinte, passou por Goiás e Ponte Preta, sem enfrentar o Alvinegro. Também formado na base da Lusa, em 2007, Diogo foi o principal destaque da Série B do Campeonato Brasileiro daquele ano, quando a Lusa conquistou o acesso para a elite do futebol brasileiro. Hoje, atuando pelo rival alvinegro, o atleta de 23 anos não esconde o sentimento pelo time luso."Sou muito grato por tudo o que a Portuguesa fez por mim. Espero um dia voltar a jogar pelo clube", afirmou o jogador.
As duas equipes ainda não conseguiram deslanchar no Campeonato Paulista. Enquanto o Santos é o quarto colocado da competição, com 22 pontos, a Portuguesa vem em 11º, com 14 pontos, na briga por uma vaga no G8.
Retrospecto
Local do clássico desta quarta feira, entre Portuguesa e Santos, o Estádio da Vila Belmiro tem uma interessante relação com a Lusa. Isso porque se trata do estádio fora da cidade de São Paulo onde a Lusa mais jogou em toda a história. São 105 partidas, com 26 vitórias, 24 empates e 55 derrotas.
Entretanto, o time paulistano não sabe o que é vencer na Vila desde 2002, quando bateu o Santos por 2 a 1, pela primeira divisão do Campeonato Brasileiro. Desde então aconteceram quatro encontros no local, com um empate e três triunfos dos alvinegros.

Força máxima
O técnico Marcelo Martelotte confirmou na última terça-feira que o lateral-esquerdo Léo, o meio-campista Elano e o atacante Neymar vão voltar ao Santos. Os três jogadores haviam ficado fora da vitória por 2 a 0 sobre o Oeste, no último sábado, em Itápolis.
Léo está recuperado de uma inflamação na garganta e vai entrar na vaga de Alex Sandro. Elano, que estava gripado, substituirá Felipe Anderson. Neymar, principal estrela da equipe entra no lugar de Maikon Leite para formar o trio de ataque ao lado de Diogo e Zé Eduardo.
Retorno
Para o duelo contra o Peixe, o técnico Jorginho contará com o retorno do volante Guilherme, que cumpriu suspensão automática na goleada sobre o Botafogo, por 4 a 1, no último sábado, pela 11.ª rodada do Campeonato Paulista.
O ala Paulo Sérgio, que se recupera de uma contusão no joelho esquerdo, e o zagueiro Domingos, que sofreu uma pneumonia, são as dúvidas da Lusa para o confronto. “Nós sabemos que será um jogo complicado, diante de uma equipe de qualidade, mas nossa atuação diante do Botafogo serviu para nos motivar ainda mais”, afirmou o meia Henrique.
Ficha técnica

Santos x Portuguesa

Local: Estádio Vila Belmiro, em Santos
Data: 09/03/2011
Horário: 21h50
Árbitro: Vinicius Furlan
Assistentes: Giulliano Neri Colisse e Fabio Rogerio Baesteiro
SantosRafael; Jonathan, Edu Dracena, Durval e Léo; Adriano, Danilo e Elano; Diogo, Zé Eduardo e Neymar
Técnico: Marcelo Martelott
PortuguesaWeverton; Marcos Pimentel, Preto Costa, Maurício e Fabrício; Guilherme, Ferdinando, Ademir Sopa e Henrique; Rafael Silva e Jael.
Técnico: Jorginho

0 comentários:

Postar um comentário